Promovido pelo programa acadêmico CEPRAL/UFRJ, voltado para a atenção e prevenção dos problemas relacionados ao álcool e outras drogas, o cine-debate vai trazer, no dia 25/06, o premiado Traffic. O evento é realizado sempre na última quinta-feira do mês.
O longa-metragem apresenta um panorama do alto escalão do tráfico de drogas americano. O filme rendeu a Steven Soderbergh o Oscar de Melhor Direção.
A sessão, seguida de debate, é aberta ao público e começa às 17h no auditório do CFCH, localizado no campus da Praia Vermelha (avenida Pasteur, 250, Urca).
Em 26 de abril, a Seção Sindical de Docentes da UFRJ (Adufrj-SSind) completou 30 anos de existência. Para comemorar o fato, a entidade organizará dois eventos. O primeiro deles, que ocorre no dia 25 de junho, no salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), a partir das 17h30, fará uma homenagem às famílias dos professores cassados durante o período da Ditadura Militar brasileira (1964-1984).
Já o segundo encontro será o seminário Universidade, crise e alternativas. O evento, sediado no auditório Roxinho, do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), ocorre nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho.
Durante os dias 23 e 24 de junho, a revista Versus, produzida pelo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE/UFRJ), realiza o evento “Alternativas de Esquerda à Crise Capitalista” no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura, no campus da Praia Vermelha. O encontro terá a participação de especialistas para discutir a situação econômica atual. Na ocasião, haverá também o lançamento de livro e revista.
A primeira palestra, intitulada “A esquerda e a crise”, conta com a presença de José Luis Fiori, professor de política internacional do Instituto de Economia (IE/UFRJ), Roberto Leher, da Faculdade de Educação (FE/UFRJ), e Virgínia Fontes, historiadora da Universidade Federal Fluminense (UFF). A programação do primeiro dia de evento, que começa às 18h30, segue com o lançamento da revista Margem Esquerda.
No dia 24, no mesmo horário, os professores Maria Orlanda Pinassi, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mauro Iasi e José Paulo Netto, da Escola de Serviço Social (ESS/UFRJ), discutem “A crise estrutural do capital”. O tema é também o título do livro de István Mészáros, que será lançado na sequência do evento.
O Salão Pedro Calmon fica no campus Praia Vermelha, situado na avenida Pasteur, 250, Urca.
O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ recebe o evento “África no Brasil: visão universitária”, nos dias 23 e 24 de junho, com a participação de 10 países do continente convidados pelo Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G). Coordenado por Sebastião Amoedo, representante dos antigos alunos no Conselho Curador da UFRJ, e Lenine Djù, aluno de intercâmbio, o encontro conta com mesas-redondas, uma apresentação do Grupo Folclórico de Estudantes Africanos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e exibições de filmes ligados à temática africana.
O Programa Conexão de Saberes promove, no dia 18 de junho, o debate “Vestibular X Enem: o que muda?”, com o objetivo de integrar a universidade e comunidades populares na discussão sobre a nova proposta de acesso aos cursos de graduação em todo o país.
O evento acontece no dia 18 de junho, às 14h, no auditório Manoel Maurício de Albuquerque, localizado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), campus da Praia Vermelha. São convidados Marcelo Macedo Correia e Castro (decano do CFCH), Andréia Teixeira (membro da CEG) e Anderson da Cunha (graduando em Geografia e bolsista do Projeto Conexões de Saberes).