Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 229      11 de novembro de 2008


No Foco

Ensinar para aprender

Júlia Faria

foto no foco

Acompanhar o professor em sala de aula e auxiliar colegas na resolução de exercícios, tirando suas dúvidas, são algumas das atividades desempenhadas pelo estudante que é monitor em determinada disciplina. Para o ano de 2009, a Pró-Reitoria de Graduação (PR–1) disponibiliza mil bolsas de monitoria a serem distribuídas pelas unidades de ensino da UFRJ. O programa de monitoria, anteriormente interrompido por falta de recursos, foi retomado em 2003 e, desde o ano passado, alcançou o número de mil vagas oferecidas.

Belkis Valdman, pró-reitora de Graduação, esclarece que as monitorias estão incluídas nas mais de 5 mil bolsas que a UFRJ oferece a seus alunos. “Considerando que a universidade tem hoje cerca de 36 mil alunos, a quantidade disponibilizada de bolsas ainda não é a ideal, porém já é razoável. Outras instituições públicas de ensino não têm nem um quinto disso”, afirma a professora. Segundo a pró-reitora, até o ano de 2012, é esperado um aumento de 10% no número de bolsas, o que beneficiará o programa de monitoria, de forma a oferecer mais vagas.

As unidades que pleiteiam vagas tiveram até o final de outubro para preencher um formulário indicando quantidade de vagas solicitadas, bem como uma justificativa para a solicitação. Os 148 cursos da UFRJ apresentam em média uma demanda de 4 mil pedidos que são analisados pela Comissão de Monitoria do Conselho de Ensino de Graduação (CEG). A alocação de vagas é feita de acordo com critérios, como número de bolsas requeridas pela unidade, quantidade de alunos que cursam a disciplina para a qual se deseja monitoria e atividades a serem realizadas pelo monitor.

Após a preliminar distribuição feita pelo Conselho de Ensino de Graduação, são as próprias unidades que realizam processos seletivos entre os estudantes interessados. Aos candidatos, é exigido que estejam regularmente inscritos em disciplinas no ano letivo de 2008, que tenham sido aprovados na disciplina a que concorrem para monitoria com nota igual ou superior a 7 e que apresentem coeficiente de rendimento acumulado (CRA) igual ou superior a 6.

Para Belkis, a monitoria é uma atividade fundamental para o desenvolvimento acadêmico do estudante, pois, ao ajudar seus colegas, ele pode ampliar seus conhecimentos. “Muitas vezes, dizemos que é ensinando que se aprende. E, assim como acontece com o professor, o monitor, ao acompanhar e tirar dúvidas de outros alunos, acaba fixando com maior intensidade os conceitos daquela disciplina”, diz a pró-reitora.

Além disso, a participação em monitoria é fundamental para quem pretende seguir carreira acadêmica. No histórico do aluno, consta que ele exerceu a função de monitor e isso tem grande importância em processos de seleção para Mestrado, por exemplo. A experiência é tão rica que alguns alunos realizam monitoria, embora não sejam remunerados para exercê-la. O monitor voluntário, muito comum sobretudo na área de Ciências da Saúde, pode requerer junto ao professor uma declaração de que desempenhou a atividade e esta passará a constar então no seu currículo.

Por pensar justamente em prosseguir na carreira acadêmica, Mariana Freire interessou-se por participar de processo de seleção para monitores realizado no final de 2007 na Escola de Comunicação (ECO). A estudante, que cursa o 5° período de Comunicação Social, é monitora da disciplina Antropologia da Comunicação e revela que a atividade é interessante.

— Sempre me interessei bastante por Antropologia e achei legal a oportunidade de ser monitora da disciplina. É um incentivo muito interessante a dar continuidade em projetos acadêmicos e para mim, que quero seguir nesse caminho, a monitoria tem sido uma experiência fundamental. Eu convivo com a professora, tenho a experiência de estar em sala de aula e assim me aprofundo nos assuntos discutidos — afirma Mariana.

O monitor deve cumprir carga horária semanal estipulada, que não deve ser inferior a oito nem superior a doze horas. A bolsa possui vigência de um ano e não pode ser acumulada com outras de natureza acadêmica. O acúmulo é permitido apenas a estudantes que recebam Bolsa Auxílio ou Auxílio Manutenção no caso dos que moram no Alojamento. “Além de realizar atividades que eu gosto, é bem legal porque ainda recebo uma bolsa”, conta Mariana.

O Conselho de Ensino de Graduação divulga, no próximo dia 28 de novembro, a distribuição das 1.000 bolsas de monitoria entre as unidades. Até 17 de dezembro acontecerá a seleção dos candidatos. “A monitoria é importantíssima para o aluno monitor, pois ele fixa ainda mais seus conhecimentos, e para o estudante com dificuldades na matéria e que algumas vezes se sente mais à vontade com o monitor do que com seus professores”, conclui Belkis Valdman.

 

Anteriores