Edição 338 10 de maio de 2011
O Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel), do Instituto de Economia (IE/UFRJ), oferecerá, a partir de março de 2012, um curso de Pós-graduação sobre a integração energética na América Latina, em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). O curso, com duração de quatro meses e meio, será dado integralmente na Unila, situada no Paraná, sendo que, durante duas semanas, serão realizadas palestras e visitas técnicas à UFRJ. A integração não ficará restrita ao tema da Pós, já que dela poderão participar profissionais da área de Economia, Administração e Engenharia de todos os países da América Latina e Central.
Para o coordenador do Gesel, professor Nivalde de Castro, a relevância do curso se dá a partir de seu próprio tema: “O Brasil, por sua dimensão geográfica, econômica, demográfica e sua estabilidade política, pode contribuir muito para a integração energética, em particular por ser o maior mercado de energia elétrica da América Latina.” Além de estudantes de diversas nacionalidades, o curso será ministrado tanto por profissionais da UFRJ quanto da Unila.
Segundo Castro, a proposta é de que os alunos possam estagiar na Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, durante o período do curso. No entanto, tal medida ainda aguarda aprovação da hidrelétrica. Já para a manutenção dos alunos na Unila, serão oferecidas bolsas para cobrir os gastos com alimentação e estadia.
No que diz respeito ao modo como o Brasil está lidando com a energia, o professor afirma que o modelo de estruturação e funcionamento do setor no país é um exemplo de estabilidade, fundamentação e dinâmica, “que vem sendo admirado e copiado por outros países da América Latina.”