Edição 158 15 de maio de 2007
O Laboratório do Audiovisual do IE/UFRJ convida para o I Seminário de Economia da Televisão. Serão ministradas cinco palestras, no dia 21 de maio, das 9h às 13h30min, no Salão Pedro Calmon, do Forum de Ciência e Cultura, localizado na av. Pasteur, 250, 2º andar, Campus da Praia Vermelha. Confira a programação:
As cadeias produtivas da TV aberta e da TV por assinatura
Alex Patez Galvão (ANCINE)
O projeto de criação de tecnologia brasileira de TV digital
Marcos Dantas (Comunicação - PUC)
A economia da TV digital
Prof. Jorge Chami Batista (IE/UFRJ)
As exportações de telenovelas
Cristina Pessoa (TV Globo)
A política antitruste e a economia da televisão no Brasil
Prof. Luiz Carlos Prado (IE/UFRJ e CADE)
No dia 18 de maio será realizada a mesa-redonda Drogas: dimensões sócio-culturais e psíquicas, que faz parte do ciclo de debates Interlocuções: cultura e serviço social. Seu objetivo é desenvolver uma reflexão em torno das dimensões sócio-culturais e psíquicas do uso das drogas na sociedade contemporânea; tema que vem ganhando destaque na mídia, principalmente pelo impacto do tráfico de drogas no recrudecimento da violência urbana e pelo alto índice de usuários de álcool nas estatísticas dos acidentes de trânsito.
A coordenação é de responsabilidade do professor da Escola de Serviço Social (ESS/UFRJ) e psicanalista, Erimaldo Nicacio; e os palestrantes serão o professor do Museu Nacional e antropólogo, Gilberto Velho, e a doutoranda do Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ, a psicanalista e psicóloga do CAPS ad Raul Seixas, Viviane Tinoco Martins.
O evento terá início às 9h, no auditório da Escola de Serviço Social da UFRJ, localizada na av. Pasteur, 250, Urca.
A professora Laura Rival, da University of Oxford, ministrará a palestra Notes on the ritual killing of humans in Amazonia (Notas sobre o ritual de matança de humanos na Amazônia), no Museu Nacional, dia 21 de maio, às 9h30min, nas salas do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social.
Convidada pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, departamento organizador do evento, Laura Rival vai abordar os questionamentos que fez em sua tese como se é etnograficamente possível e teoricamente correto falar em sacrifício humano no contexto da Amazônia. A professora pretende explicar também por que a teoria amazônica de natureza humana envolve necessariamente uma explanação de como a alma é unida ao corpo.
O Museu Nacional está localizado na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2568-8262.
O pesquisador do Programa LBA – Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia e professor da USP, Paulo Artaxo, faz conferência sobre o Papel dos aerossóis na regulamentação climática.
Ele é o convidado da Copea – Coordenação de Programas de Estudos Avançados – para o ciclo de debates sobre o futuro da Terra, e é um dos pioneiros em estudos acerca do impacto das emissões de partículas provenientes de queimadas no clima amazônico.
Quinta-feira, 17 de maio, às 17h30min, no salão Pedro Calmon do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ. Entrada franca.
O que é Arte Contemporânea é o nome do debate que acontece no Forum de Ciência e Cultura da UFRJ, com o fotógrafo Frederico Dalton. Ele vai traçar um painel sobre a produção de arte contemporânea no Brasil e no mundo.
O seminário é organizado pelo laboratório N-imagem da Escola de Comunicação da UFRJ, que produz trabalhos teóricos, práticos e publicações.
Sexta-feira, 18 de maio, às 13h, no salão Moniz de Aragão. Entrada franca.
De 28 de maio à 1° de junho, a Escola de Comunicação da UFRJ realizará o seminário internacional “Constituição do Comum: cultura e conflitos no capitalismo contemporâneo”.
O evento acontecerá no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) – av. Pasteur, 250, Praia Vermelha. Mais informações pelos telefones 3873-5067 e 2295-9499 ou pelo site www.ocomum.com.br.