Edição 344 29 de junho de 2011
Jornalismo Crítico e Opinativo. O título do blog (fazer link: www.papeldojornal.blogspot.com) do professor Gabriel Collares da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO – UFRJ) deixa clara a proposta do espaço. Trata-se de um ambiente voltado para a informação e crítica, desenvolvido por Collares, mas que insere a participação dos alunos.
Formado em Jornalismo, o docente conta que a ideia do blog surgiu a partir da importância de utilizar o meio como canal de informação na medida em que possibilita pensar a grande mídia fora da estrutura do mainstream. “Além dos artigos científicos que produzo e dos encontros da nossa área de conhecimento que requerem um viés teórico, posso no blog utilizar estilo jornalístico, e por vezes, divagar, provocar.” Ele acrescenta ainda que o espaço se constitui em um exercício da liberdade, e, portanto, tem responsabilidade.
A seriedade de Collares com o seu trabalho pode ser reproduzida através da escolha dos temas apresentados no blog. Sensacionalismo na imprensa, notícia como mercadoria, indústria cultural, escola de Frankfurt, defesa do diploma jornalístico para exercício da profissão são alguns dos assuntos abordados com propriedade e de forma interessante.
A participação dos alunos é feita através da reprodução de matérias que são elaboradas para os veículos online da UFRJ e que sigam a linha editorial do blog. Há também a possibilidade de sugerir temas, escrever artigos e postar comentários.
A idéia inicial da página era funcionar como um observatório da imprensa, mas Collares afirma que foi mais além: “acabamos fazendo algo mais abrangente, abordando temas que julgamos pertinentes e que sirvam para nos tirar desse estado letárgico. Mais até, é um instrumento para questionarmos o estado vigente das coisas e, sobretudo, para que a partir desse canal os leitores possam ter acesso a outros pontos de vista e, assim, desenvolverem seu senso crítico”.
Quanto ao fato de muitos ainda considerarem o blog uma ferramenta de menor alcance o professor contesta: “Não concordo com isso. O número de acessos não é único critério para atestar qualidade de conteúdo. Veja que a própria grande imprensa já reconhece a força dos blogs, mas ainda o utilizam como um plus à informação veiculada, por exemplo, no impresso. Ou seja, você teria o blog dos repórteres, com conteúdo complementar à versão impressa, e sob a chancela de uma marca institucional. Mas temos que admitir que o repórter, no blog mantido pela empresa, aplica a autocensura e sente-se tolhido. O grande poder do blog independente é o potencial contestador, revolucionário, mobilizador”, finaliza.