Edição 231 25 de novembro de 2008
Com o objetivo de melhorar a infra-estrutura de transportes na Cidade Universitária, a UFRJ, a Prefeitura e o Governo do Estado do Rio de Janeiro vêm estabelecendo importantes parcerias para beneficiar as 65 mil pessoas que circulam diariamente, em média, no campus. No mês de setembro, a Secretaria Municipal de Transportes inaugurou linhas de integração ônibus-ônibus para reduzir o tempo de viagem e o custo de passagens para aqueles que partem da Zona Norte e da Barra em direção à ilha. Agora, o encontro entre o reitor Aloísio Teixeira e o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, realizado no último dia 4 no Palácio Guanabara, deixou mais próximas outras duas iniciativas: a criação de uma estação ferroviária dentro da universidade e a construção de uma ponte ligando a Cidade Universitária à Linha Vermelha.
Estação Fundão deve ficar pronta até 2014
O projeto da Supervia que prevê a instalação de uma estação de trem na UFRJ faz parte das medidas adotadas pelo governo para ampliar a oferta de transportes públicos para as populações das ilhas da Cidade Universitária e do Governador. A idéia é que uma derivação do ramal de Saracuruna os ligue à estação de Bonsucesso, constituindo uma alternativa também para quem segue para o Aeroporto Internacional Tom Jobim.
— Isso é extremamente positivo, não só para a Cidade Universitária, mas também para a Ilha do Governador e as áreas do entorno. Esse ramal vai permitir que as pessoas se desloquem de trem até a Central do Brasil e até o Bairro Imperial de São Cristóvão, onde será possível fazer integração com metrô e então seguir rapidamente para outras regiões da cidade, pelas linhas 1 e 2 — destacou Hélio de Mattos, prefeito da Cidade Universitária.
A princípio, serão construídas quatro estações, uma na avenida Brasil, na altura de Bonsucesso; uma no Galeão, uma na Ilha do Governador e outra no campus da UFRJ. A proposta é que a Estação Fundão, como ela deve ser chamada, fique localizada na avenida Brigadeiro Trompowsky, em frente ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Para Hélio de Mattos, talvez essa medida traga mais benefícios para a população da Cidade Universitária. “O investimento em transporte integrado, rápido e de massa é sempre muito importante. A meu ver, este é a mais eficaz para solucionar os problemas de transporte público que a cidade do Rio de Janeiro enfrenta”, ressalta. Além disso, está prevista a criação de linhas de integração trem-ônibus, que transportarão passageiros das estações até bairros periféricos.
Segundo o prefeito, a Supervia já apresentou à UFRJ a proposta de expansão do ramal ferroviário. A previsão é de que as obras comecem o mais rápido possível, já que o projeto visa também atender às demandas para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil
— De trem, ficará muito mais fácil se deslocar para os aeroportos Santos Dumont e do Galeão, para as zonas sul e norte e para a Baixada Fluminense. Com o Plano de Expansão e Reestruturação da UFRJ, a quantidade de pessoas circulando na Cidade Universitária deve chegar a 100 mil nos próximos anos. É um potencial grande de passageiros, já que 80% dos alunos são usuários do transporte público. Dos cerca de cinco mil pacientes do Hospital Universitário e do Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG), uma boa parte se desloca também através de transporte público. Portanto, esse investimento dará um bom retorno também para a empresa, porque tanto a Ilha do Governador como a Cidade Universitária têm dificuldades de deslocamento — disse.
Ponte evitará engarrafamentos nos arredores do HU
Outra medida que logo deve sair do papel é a construção de uma ponte que fará a conexão entre a parte sul da Cidade Universitária à Linha Vermelha, desafogando o tráfego nos acessos à via próximos ao Hospital Universitário, na parte norte da ilha. De acordo com Hélio de Mattos, a obra, orçada em 14 milhões de reais, será realizada na região onde está localizado o Pólo de Xistoquímica, nas proximidades da Reitoria e do Centro de Tecnologia, conectando a Cidade Universitária à Linha Vermelha no sentido Centro, facilitando o acesso à Tijuca e aos demais bairros da Zona Norte.
Hélio de Mattos acredita que esses projetos denotam a preocupação das diferentes esferas de governo em trazer benefícios para a UFRJ. “Tanto que, quando o vice-governador deu entrevistas para a grande imprensa nas semanas anteriores, ele citou o ramal ferroviário e falou com bastante clareza sobre a importância da estação que será instalada dentro na Cidade Universitária. Não é só porque a Copa do Mundo está chegando”, afirmou. Entretanto, o prefeito vê também a necessidade da elaboração de políticas para a Linha Amarela, outra importante via de acesso à universidade. “A Prefeitura que assumirá a administração do município no próximo ano terá que traçar planos para reduzir o número de veículos na Linha Amarela. A sobrecarga de tráfego causa sérios transtornos para a UFRJ, já que os engarrafamentos acabam repercutindo aqui dentro do campus”, analisou.