Edição 164 26 de junho de 2007
É bem conhecida a contribuição dos grandes pensadores norte americanos, em especial da filosofia pragmática de John Dewey, para a obra de Anísio Teixeira. Também a sua decidida persistência na defesa da democracia e de uma educação que a informe, que constituem temas centrais de sua obra e de sua vida admirável, apesar das rupturas políticas de 1935 e 1964 que lhe marcaram profundamente, se deve, em grande parte, a essas matrizes. Desperta-lhe atenção, antes de mais nada, o espírito da civilização americana, capaz de, em sua leitura, combinar um impressionante desenvolvimento material com uma comovente disposição para a mudança. Um ethos, que já não encontrava no continente europeu, e que, conforme o novo espírito científico, deveria, através de uma persistente tarefa de esclarecimento público, animar uma renovação moral e cultural da sociedade brasileira.
Nesse sentido, ele faz parte daquela geração de intelectuais, que se formou na primeira metade do século passado no país, cujo compromisso foi o de forjar um povo e uma nação modernos, ao mesmo tempo em que lhes assegurava unidade, através da universalização da educação pública e de reforma do sistema superior de ensino; o que, não raro, a levou a estabelecer relações ambíguas e contraditórias com um Estado nem sempre disposto a alargar a participação popular.
A democracia, tal como a concebe Anísio Teixeira, é menos um sistema político instituído de representação e organização do Estado e mais um valor civilizatório, cuja execução envolve um longo, difícil e indeterminado período de tempo. Publicado inicialmente em 1934, um ano antes das turbulências políticas que o obrigaram a exonerar-se do cargo de diretor de Instrução Pública do Distrito Federal do governo Pedro Ernesto, a presente edição compõe o terceiro volume da coleção da Editora UFRJ, organizada por Clarice Nunes, docente da Universidade Estácio de Sá, que vem publicando o conjunto da obra do grande educador. Uma iniciativa meritória, pois Anísio Teixeira talvez venha sendo mais citado e reverenciado nos últimos anos do que propriamente estudado e suas contribuições incorporadas aos debates educacionais atuais.
A apresentação da obra é de Ana Maria Bandeira de Melo Magaldi e José Gonçalves Gondra, ambos pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Autor: Anísio Teixeira
Editora UFRJ
Ano: 2007