Edição 301 30 de junho de 2010
Ana Zahner
Ilustração:Diego Novaes |
Assim como outros estudantes, dois alunos da Engenharia de Computação e Informação da UFRJ estavam insatisfeitos com o transporte para o campus. Os atrasos de alguns ônibus, muitos deles cheios, e o trânsito (que atrapalhava até aqueles com carro) formavam um cenário caótico nas idas para a faculdade. Esses dois alunos, no entanto, resolveram criar uma solução. Assim surgiu o CarUni (www.caruni.com.br), portal que oferece anúncios de caronas entre estudantes, funcionários e professores da UFRJ.
Os dois alunos, Fábio Fonseca e Thiago Carvalho, começaram o processo de criação na disciplina de Gestão da Informação, no ano passado. Contentes com o resultado do desenvolvimento da ideia, seguiram adiante para fazer do CarUni seu projeto final do curso de graduação. O portal é a parte prática de um trabalho sobre redes sociais e tem a orientação de Cláudia Werner, coordenadora do Laboratório de Reutilização de Software do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ). A Escola Politécnica e seu diretor, o professor Ericksson Rocha e Almendra, também apoiam o projeto.
Para oferecer e pedir caronas, é necessário um e-mail oficial da UFRJ, ao qual somente têm acesso os vinculados à universidade. Isso garante a segurança dos usuários do serviço, que podem saber a procedência de cada motorista ou passageiro. Fábio informa que, com o crescimento do site, futuramente serão incluídos outros dados, como perfil e foto. Por enquanto, só podem ser cadastradas pessoas ligadas à UFRJ, mas o plano é incluir outras universidades com o tempo.
As vantagens da carona são universais: os passageiros perdem menos tempo esperando a condução e têm uma viagem mais rápida e segura que a do transporte público; os motoristas podem pedir contribuição para despesa de gasolina e manutenção; e o meio ambiente ganha com a diminuição de carros nas ruas. Além, é claro, da possibilidade de fazer novos amigos.
O cadastro de usuário consiste em detalhar endereços e horários de viagem. Todos os trajetos têm que ter como ponto de partida ou ponto final, obrigatoriamente, um dos campi da UFRJ. Assim, podem fazer uso tanto alunos da Cidade Universitária quanto de outras unidades como o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, a Praia Vermelha, Escola de Música e a Faculdade Nacional de Direito. Os endereços cadastrados podem ser de qualquer lugar do estado do Rio de Janeiro. Quanto aos planos de viagem, podem ser diferenciados a cada dia da semana. Pode-se, por exemplo, ir para Copacabana na segunda-feira e para Campo Grande, na sexta-feira.
O CarUni não se responsabiliza pela efetivação das caronas e pelas consequências advindas delas, mas apenas por exibir os anúncios. Quando houver interesse, é mandado um e-mail ao possível passageiro ou motorista, que decide, então, se vai ou não fazer contato. Alguns estudantes têm preocupação sobre a segurança: Fernanda Gonzalez, aluna de Engenharia Ambiental, costuma pegar caronas com amigos, mas questiona sobre estar sozinha com alguém que só conheceu na internet. Outros estudantes, como Marina Moreira, de Desenho Industrial, deixariam de usar o serviço por ter vergonha de estar no carro com pessoas desconhecidas.
Para ter maior controle sobre quem dá ou recebe as caronas, o site requer a especificação do sexo de passageiros e motoristas. Assim, algumas mulheres que não se sentiriam seguras com homens desconhecidos podem fazer suas viagens tranquilas. Outra opção que deve ser marcada é a de fumantes e não-fumantes, que protege motoristas e passageiros de ter que lidar com o cigarro.
Os próprios criadores do CarUni já estão cadastrados no site. Fábio como motorista e Thiago como passageiro. Quando perguntado se espera receber a nota máxima com o projeto, Fábio respondeu com um risonho “com certeza”. Nós usuários também esperamos, Fábio!