Ponto de Vista

Projeto da UFRJ propõe alternativa à demolição do Elevado da Perimetral

Aline Durães

A Prefeitura do Rio de Janeiro prevê uma série de obras a serem realizadas nos próximos anos, com o objetivo de adequar a cidade para os megaeventos esportivos em 2014 (Copa do Mundo de Futebol) e 2016 (Jogos Olímpicos). Um dos planos mais audaciosos do chamado Projeto Porto Maravilha é a demolição do Elevado da Perimetral, sobre a Avenida Rodrigues Alves e que liga o bairro do Caju à Praça XV. 

Após pôr abaixo o elevado, a iniciativa municipal prevê a construção de túneis entre a Praça Mauá e a Avenida Rodrigues Alves, além de obras para erguer duas rampas, ligando o Viaduto do Gasômetro ao bairro do Santo Cristo. A ideia é desafogar o trânsito nessa área da cidade. Orçada em R$ 1,2 bilhão, a demolição só ocorrerá em 2013, mas já vem causando debates entre os especialistas. Para alguns, destruir a estrutura do elevado não é a melhor saída. Cristovão Duarte, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFRJ, compartilha dessa opinião. Ele integra uma equipe de docentes e pesquisadores da universidade que, em parceria com alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, desenvolveu um projeto alternativo à demolição.

O plano da equipe é implantar um monorail ou monotrilho para ligar os aeroportos Santos Dumont e Galeão, viabilizando a Linha 5 do Metrô. Economicamente sustentável, a obra preservaria a estrutura do elevado da Perimetral. Em entrevista ao Olhar Virtual, Cristovão Duarte explica como funcionaria o monorail e quais as vantagens diante do atual projeto municipal. Confira.

   
Olhar Virtual: O edital de demolição da Avenida Perimetral acabou de ser lançado. O senhor acredita que essa iniciativa é a melhor saída para o trânsito do Centro da Cidade? Quais as vantagens e desvantagens da demolição?
 
Cristovão Duarte: Não, acredito que podemos conservar a estrutura do viaduto, transformando sua função original. Imagine se, ao invés de carros e ônibus poluindo o meio ambiente, nós tivéssemos um parque linear e um transporte de massa sobre trilhos deslizando sobre aquela estrutura? A Perimetral poderia deixar de ser um símbolo do rodoviarismo e se transformaria no símbolo de uma cidade que aposta no futuro sustentável.

Olhar Virtual: Quais as principais diferenças entre o monorail e o trem comum ou o metrô?
 
Cristovão Duarte: O monorail é um modal sobre trilhos que pode ser considerado mais flexível do que os sistemas convencionais de grande capacidade como o trem e o metrô, porque pode assumir uma configuração bem mais leve e silenciosa, capaz de executar curvas e vencer os desníveis existentes na atual estrutura da Avenida Perimetral.
 
Olhar Virtual: Por que o monorail é economicamente sustentável?

Cristovão Duarte: Porque utiliza energia não poluente, a chamada tecnologia limpa. Além disso, como transporte de massa de média capacidade, representa um uso mais racional do espaço-tempo.
 
Olhar Virtual: Ele seria capaz de reduzir a presença do transporte individual no centro da cidade? Por quê?

Cristovão Duarte: As prioridades de investimento na área de transportes devem estar direcionadas para o transporte coletivo de média e grande capacidade. O modal sobre trilhos não tem concorrentes à altura. Se existe um consenso entre os técnicos é que as cidades precisam se libertar do transporte individual. Hoje somos reféns do automóvel.
 
Olhar Virtual: Existe viabilidade técnica e financeira para esse projeto?

Cristovão Duarte: Basta pensar que os custos previstos para a demolição da Perimetral seriam suficientes para implantar o sistema que estamos projetando, nos 20 quilômetros que separam o Galeão do aeroporto Santos Dumont. Mas o mais importante é a viabilidade técnica, porque a alternativa que está sendo proposta pela Prefeitura prevê a transformação da Avenida Rodrigues Alves numa via expressa até o Armazém 5 e, daí até o Arsenal de Marinha, os carros seguiriam por um mergulhão que passa por baixo da Praça Mauá. Ora, trocar um viaduto por uma via expressa não nos parece muito vantajoso. Até porque a via expressa, além de dispendiosa, vai engarrafar do mesmo jeito que a atual Perimetral.
 
Olhar Virtual: A proposta está integrada ao projeto Porto Maravilha da Prefeitura? Já foi apresentada à Prefeitura?

Cristovão Duarte: Tivemos uma reunião na Companhia de Desenvolvimento da Região do Porto (CDURP) há 15 dias, quando o projeto foi apresentado pela equipe de alunos e professores da UFRJ. O projeto foi muito elogiado pelos técnicos da CDURP, no entanto, nos pareceu que Prefeitura pretende manter o plano de demolição da Perimetral tal como se encontra previsto.