Um dos maiores sucessos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Hangar da Ilha do Fundão foi a Oficina de Hialotecnia, ou de Vidraria. Mostrando a confecção e distribuindo flores, patos e pêras de vidro aos visitantes, o estande foi um dos mais movimentados do evento.
Apesar da atividade lúdica durante a SNCT, o trabalho da oficina é de grande valia para a Universidade Federal do Rio de Janeiro, e em especial para seu Instituto de Química. A Oficina de Hialotecnia é responsável pela confecção e pelo reparo dos tubos de vidro usados nos laboratórios do IQ.
A oficina existe desde a década de 60 e, depois de começar em uma sala pequena, hoje funciona em um espaço de 64 m2, onde trabalham seis funcionários. Apesar de existir há cerca de 40 anos, apenas em 1986 foi criado um curso interno de produção de vidro.
Atualmente, a Oficina de Vidraria produz aproximadamente 400 peças mensais, tendo sua produção voltada essencialmente para o Instituto de Química, mas com outras unidades da UFRJ sendo atendidas.
Apesar de atender a outras unidades, não existe um mecanismo formalizado de pedidos. As encomendas são feitas por conta do contato pessoal entre professores que trabalham no IQ e em outras unidades. Outra maneira, é através de solicitação junto à diretora do instituto, professora Cássia Turci.