A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recepciona seus novos alunos com inúmeras atividades. Muitas delas já ocorreram na última semana, mas a programação permanece intensa, com destaque para as aulas inaugurais, a fim de familiarizar os calouros com suas respectivas faculdades.
Aula Inaugural do Instituto de Economia da UFRJ
Na próxima sexta-feira, ocorrerá a aula inaugural do Instituto de Economia (IE). Intitulada “Caminhos e Descaminhos da Política Econômica do Brasil Contemporâneo”. A conferência será ministrada pelo professor Fernando Cardim no Auditório Pedro Calmon, das 11h às 13h. O IE recepcionou seus calouros também durante a última semana, através de debates, palestras, apresentações, além do famoso trote aplicado pelos alunos veteranos.
Aula Inaugural na Escola de Belas Artes (EBA)
Quem recebe os alunos para uma aula inaugural na EBA é a própria Diretora, Ângela Âncora da Luz. A programação terá uma palestra voltada para os calouros e para os próprios veteranos; esse é o segundo encontro realizado pela EBA desde o início do ano letivo. A aula ocorrerá no dia 22 de março, às 10h, na sala 614 da Escola.
Aula Inaugural da Escola de Comunicação da UFRJ
No dia 29 de março, às 10 horas, no auditório Pedro Calmon, no Fórum de Ciência e Cultura (FCC), haverá a aula inaugural da Escola de Comunicação (ECO). O grande destaque será a presença do ministro da Cultura Gilberto Gil. Comporão a mesa o reitor, Aloísio Teixeira, o coordenador do FCC, professor Carlos Tannus, a decana do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), professora Suely de Almeida e a diretora da ECO, professora Ivana Bentes.
No encerramento, haverá uma apresentação do Grupo de Dança Folclórica da UFRJ, no anfiteatro do Instituto de Economia (IE), no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE).
A direção da Escola, assim como os próprios alunos, já organizaram, durante a última semana, a chamada “Semana de Calouros”, com palestras, vídeos e atividades organizadas pelos veteranos, como oficinas e o tradicional trote.
O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Aloísio Teixeira e a decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, professora. Ângela Rocha dos Santos, vão presidir a cerimônia de reinauguração do auditório Roxinho, parte integrante do futuro Centro Cultural Professor Horácio Macedo, a realizar-se no dia 17 de março de 2006, sexta feira. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e terá uma programação intensa.
Surge um Novo Centro Cultural
Depois de nove anos fechado por abandono e falta de condições de uso, o auditório Roxinho do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) será reinaugurado. Situado no coração da Cidade Universitária, palco de grandiosos eventos e berço de lutas históricas dos movimentos docente e sindical, o Roxinho vai se transformar no auditório mais moderno da UFRJ e fará parte do Centro Cultural Professor Horácio Macedo.
O professor Horácio Macedo faz parte da história da UFRJ. Intelectual orgânico, dedicou seu saber a causa do socialismo. Foi um dos mais queridos professores do Instituto de Química e líder do movimento docente na UFRJ. Em 1981, foi o primeiro decano do CCMN a ser eleito pela comunidade universitária e, também, em 1985, o primeiro reitor eleito pela nossa comunidade. Faleceu em 1999 de ataque cardíaco.
Além do auditório com 480 lugares, o complexo do Centro Cultural será formado por um anfiteatro, área de exposições, sala de vídeo, um pequeno teatro de arena, biblioteca e museu. Podendo ser utilizado como um mini centro de convenções pela comunidade acadêmica, o complexo se transformará no mais importante pólo de difusão de ciência e cultura para a comunidade da Zona da Leopoldina e Ilha do Governador. Para a sua recuperação e modernização, foi decisivo o apoio financeiro da Petrobras dentro do convênio firmado com a UFRJ para a construção do CENPES II em terreno da Cidade Universitária da Ilha do Fundão.
O Auditório Roxinho localiza-se no Prédio do CCMN, bloco D, na Cidade Universitária.
Programação:
9:55h – Descerramento da fita de Reinauguração do Auditório Roxinho.
10:00h – Aula Magna do Ano Letivo de 2006, proferida pelo Poeta Ferreira Goulart.
15:00h – Descerramento da placa comemorativa do Marco Zero do Centro Cultural Professor Horácio Macedo e da placa comemorativa da Reinauguração do Auditório Roxinho.
15:05h – Abertura da Exposição: “Tributo a Horácio Macedo”.
15:30h – Cerimônia de Reinauguração do Auditório Roxinho.
17:00h – Apresentação do Coral da Petrobras.
18:30h – Cerimônia de Encerramento.
A maior universidade pública federal do país e centro de pesquisa de excelência, a UFRJ realiza, todo ano, uma Aula Magna, solenidade em que convida uma personalidade dos mais variados campos para compartilhar seu conhecimento com a comunidade acadêmica.
A Aula Magna marca o início das atividades acadêmicas. Na atual gestão, a UFRJ já recebeu intelectuais, como Cristóvam Buarque, em 2003, Celso Amorim, em 2004, e José Leite Lopes, em 2005. Além de receber pessoas ilustres, a Aula Magna objetiva uma reflexão sobre a função da Universidade como espaço aberto a novas idéias e à valorização da cultura.
A UFRJ inicia o ano letivo de 2006 com uma presença ilustre, uma das mais refinadas expressões da poesia brasileira contemporânea e um dos mais respeitados pensadores da nossa cultura: Ferreira Gullar. A Aula Magna é uma entre as atividades da reinauguração do Auditório Roxinho, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN).
Programação:
9:55h – Descerramento da fita de reinauguração do Auditório Roxinho.
10:00h – Aula Magna do ano letivo de 2006, proferida pelo poeta Ferreira Gullar.
15:00h – Descerramento da placa comemorativa do marco zero do Centro Cultural Professor Horácio de Macedo e da placa comemorativa de reinauguração do Auditório Roxinho.
15:05h – Abertura da exposição “Tributo a Horácio Macedo”.
15:30h – Cerimônia de reinauguração do Auditório Roxinho.
17:00h – Apresentação do Coral e Orquestra da Petrobrás.
18:30h – Cerimônia de encerramento.
Em comemoração aos cem anos do vôo do 14 bis, a Casa da Ciência da UFRJ homenageia o responsável por esse feito (Santos Dumont) com o espetáculo teatral infantil, “Um vôo para Santos Dumont”, da Companhia Preto no Branco.
Quem comparecer será recebido por três simpáticos comissários de bordo e convidado a seguir numa prazerosa viagem rumo à história do “Pai da aviação”. Além disso, poderá conferir nos horários de 15 às 17h e de 18 às 19h, uma pequena exposição do Museu Aeroespacial da Aeronáutica contando a história de Santos Dumont e apresentando suas invenções com objetos originais, réplicas em miniatura, fotos e vídeos.
O espetáculo acontece sábados e domingos, de 18 de março a 23 de abril, às 17 horas, na Casa da Ciência da UFRJ, que fica localizada na rua Lauro Müller, 3 – Botafogo. Maiores informações no site: www.casadaciencia.ufrj.br
Nos dias 20 e 21 de março acontece o I Workshop sobre Astrobiologia no Brasil, no Forum de Ciência e Cultura da UFRJ.
O objetivo do evento é unir, pela primeira vez no país, profissionais cientistas e estudantes da graduação de diversas áreas que já tenham trabalhado ou que estejam interessados em iniciar uma carreira nos vastos temas relacionados a Astrobiologia.
O aumento do número de artigos nas áreas de Astronomia, Biologia, Química e Geografia, nos últimos anos é bastante notável. Os astrônomos insistem na busca por planetas distantes, sempre tentando entender sua formação, ao passo que os químicos procuram explorar os componentes orgânicos de planetas e estrelas. No caso dos biólogos, o interesse está na condição da sobrevivência de possíveis organismos, analisando a questão da temperatura, pressão, salinidade e pH. E, por fim, os geólogos têm trabalhado na investigação da atmosfera da Terra.
Numa tentativa de mostrar todas essas áreas em trabalho, os organizadores decidiram promover o I Workshop sobre Astrobiologia no Brasil, evento que pretende formalizar um ambiente que promova interdisciplinalidade, troca de idéias e experiências, resultados de pesquisas e perspectivas de desenvolvimento para cientistas e estudantes da graduação. Os grupos de discussão acontecem na parte da manhã e a tarde serão oferecidas palestras onde os participantes poderão compartilhar experiências apresentadas no próprio workshop.
Entre os participantes, professores e pesquisadores do Observatório do Valongo, do Instituto de Física, do Instituto de Biofísica, do Instituto de Química, Museu Nacional da UFRJ, além de pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras.
O Forum de Ciência e Cultura da UFRJ está localizado no Palácio Universitário da Praia Vermelha, na Avenida Pasteur, 250, 2º andar, Urca. Mais informações no site http://www.das.inpe.br/astrobio/
O gravador, Jefferson Nepomuceno, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, dará boas vindas aos calouros, nesta quinta-feira, 16 de março num workshop de Xilogravura. Durante o evento, o artista exibirá técnicas de confecção numa oficina aberta ao público.
O encontro, promovido pelo Centro Acadêmico da Escola de Belas Artes (CAEBA), acontece no hall da reitoria, às 12h.