A Pró-reitoria de Extensão (PR-5/UFRJ) e o Projeto “Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares” irão realizar, nos dias 20 e 21 de agosto de 2007, das 9h às 18h, o seminário “As ações afirmativas e o desafio da democratização do acesso e da permanência no ensino superior”, no auditório Pedro Calmon, no campus da Praia Vermelha da UFRJ.
Sensível à necessidade de definição de um projeto democrático de universidade, a atual gestão da UFRJ, no âmbito das discussões que vêm realizando, especialmente aquelas suscitadas pela construção de seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), tem discutido diferentes possibilidades de ampliação da igualdade no acesso e na permanência à instituição e, para isso, tem considerado de suma importância a manutenção de um diálogo permanente, aberto e participativo com a comunidade acadêmica.
No intuito de dar continuidade a esse debate e de melhor qualificá-lo, propõe-se a realização do referido seminário, a partir do qual pretende-se garantir que a discussão interna seja enriquecida pelos múltiplos olhares dos participantes, contribuindo para um entendimento quanto aos principais desafios a serem enfrentados pela UFRJ. Nesse sentido, a atividade tem como objetivo principal fomentar a discussão sobre a democratização do acesso e da permanência na universidade, particularmente no que diz respeito à sua articulação com as propostas de ações afirmativas. Entende-se que, para além das dicotomias que geralmente tem orientado essa discussão, cabe à universidade aprofundar o debate e as análises a seu respeito, especialmente à luz das experiências já em andamento em outras universidades públicas do país.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail acoesafirmativas@gmail.com. Para outras informações acesse http://www.pr5.ufrj.br ou ligue para 2598-9261.
Começa nessa quinta-feira, dia 9 de agosto, o curso Pobreza, Desigualdade e Exclusão: a agenda brasileira, oferecido pelo Programa de Educação Continuada do Instituto de Economia da UFRJ (PEC/IE). O público alvo do curso compreende gestores e técnicos pertencentes a organizações privadas, públicas e do terceiro setor e outras entidades da sociedade civil, funcionários das três esferas do governo, além de demais profissionais interessados em responsabilidade social e questões sociais.
A carga horária do curso é de 40 horas, com aulas às quintas-feiras, entre 18h30 e 22h. As aulas acontecem no prédio do IE no campus da Praia Vermelha (Av. Pasteur, 250). Para mais informações, entre em contato pelo e-mail pec@ie.ufrj.br ou pelos telefones 3873-5281 / 3873-5264 / 2543-2423. As pré-inscrições devem ser feitas pela Internet através do site do IE no link www.ie.ufrj.br/pec.
Eventos Acadêmicos
Dias: 27 a 31
Simpósio Brasileiro de Segurança da informação
Local: Auditório Roxinho e Salão Nobre
Horário: 9 às 17h
Música
Dia: 15
Um dos maiores fenômenos da música brasileira de todos os tempos, o jovem Yamandu é capaz de levantar em êxtase as platéias especializadas e de emocionar o grande público, quando toca seu violão de 7 cordas. Yamandu toca choro e bossa nova, mas é também um gaúcho cheio de milongas, tangos, zambas e chamamés. Exímio compositor, ele é uma mistura de todos os estilos, com interpretações de rara personalidade, que revelam uma profunda intimidade com o instrumento e recriam a magia da música. Em 2001, Yamandu venceu o 4º Prêmio Visa de MPB e 2004 Prêmio Tim de Melhor Solista. Seu trabalho mais recente foi um DVD lançado pela Biscoito Fino, em 2005.
Local: Auditório Roxinho
Horário: 14h30min
Cinema ao meio-dia
Dia: 9 - Raízes do Brasil
Dia: 20 - Eles não Usam Black-Tie
Dia: 23 - Meu Tio Matou um Cara
Dia: 24 - A Dona da História
Local: Salão Nobre/Decania
Horário: 12h
Prata da Casa
Dia: 21
Teatro
O GAFF - Grupo Artístico Facção do Fervo apresenta o espetáculo teatral "Cemitério dos vivos — O diário de um hospício". O texto é de Lima Barreto, direção: Léo Torres, com Anderson Ribeiro, Bruno Silveira, Léo Torres, Michelle Pêgas e Saionara Santo
Local: Auditório Roxinho
Horário: 12h
Dança
Dia: 21
Um Lance de Dados
Direção e Concepção: Luciana Carnout. O acaso nos garante a particularidade e a identidade de cada indivíduo. Será que existe, então, algum tipo de ordem ou razão por detrás dessa intricada trama que são nossas vidas? Até que ponto a arte pode ser matizada por questões acidentais? E você, acredita em acaso?
Local: Auditório Roxinho
Horário: 12h30min
A exposição de fotos “AmaMentAção”, do artista William Santos, ficará aberta para visitação até dia 10 de agosto, no Átrio Palácio Universitário da Praia Vermelha, de 9h às 21h.
Associada à Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, as fotos integram as comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno. Para promover a importância da amamentação, sensibilizando a sociedade para a relação entre mães e filhos, William reuniu um material fotográfico produzido na Maternidade Escola por mais de dez anos. A entrada é franca.
Encontros Científicos
COPEA - Coordenação de Programas de Estudos Avançados/UFRJ
Dia 9, 17h30min, Salão Pedro Calmon
Conferência: Tunelamento da luz
Conferencista: Moysés Nussenzveig - UFRJ
Encontros Científicos
Dia 15, 9h às 17, Salão Pedro Calmon
II Encontro em Desenvolvimento e Sustentabilidade da Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Humano
Ementa: Esse encontro tem por objetivo reunir especialistas das diferentes áreas do conhecimento para debater interdisciplinarmente com profissionais e alunos as questões relativas ao Desenvolvimento e Sustentabilidade neste início de século. Para mais informações entre em contato com Katerine da Cruz, pelo e-mail katerine.sonoda@gmail.com.
Coordenadora: Profa. Tânia Maria de Freitas Barros Maciel
Realização: Cátedra UNESCO/EICOS
Encontros Acadêmicos
Amazônia-Rio 2007
“Recursos hídricos e pesqueiros” é o tema do quarto evento preparatório para o Amazônia-Rio 2007, um projeto que visa a promoção de um debate nacional e internacional a respeito dos destinos da Amazônia — as possibilidades de seu desenvolvimento regional e sua importância para o desenvolvimento integrado do Brasil.
A apresentação está marcada para o dia 9 de Agosto, no Salão Moniz de Aragão, às 18h30, no campus da Praia Vermelha da UFRJ. Após a exposição do tema está previsto um debate com integrantes do Consórcio Zoneamento Ecológico-Econômico da Amazônia (ZEE-BRASIL).
Mais informações, acessar www.forum.ufrj.br ou enviar e-mail para srpannibal@yahoo.com.br. O salão fica na av. Pasteur, 250, 2º andar.
Projeto Música no Forum
Dia 13, 19h, Salão Dourado
Duo de flauta e violão
Clayton Vetromilla (violão) e Sérgio Barrenechea (flauta)
Obras de Takemitsu e R. Gnatalli
Forum em Cena
Dia 16, 20h, Salão Dourado
Peça: Os Sapatinhos Vermelhos, de Caio Fernando Abreu
Direção: Tales Frey
Classificação etária: 16 anos
Realização: Curso de Direção Teatral - ECO, Escola de Belas Artes – EBA e Forum de Ciência e Cultura/UFRJ. Entrada franca.
A programação do ECOmeço — a semana de calouros de Comunicação Social da UFRJ — vai até o dia 9 de agosto, às 9h, reunindo os novos alunos no auditório da Central de Produção Multimídia (CPM) para um bate-papo de boas-vindas. No mesmo dia, acontece também a mostra Vide Vídeo, que apresenta as produções premiadas no Festival de Vídeo Universitário ECO-UFRJ. Os outros eventos organizados pela Escola de Comunicação ocorrem também durante o período da manhã, até quinta-feira, já que no turno vespertino e na sexta-feira as atividades são desenvolvidas pelo Centro Acadêmico da ECO.
Confira o programa da ECOmeço:
Dia 08/08 (4ª feira)
9h – Apresentação dos cursos Local: CPM
11h – Curta ECO
Dia 09/08 (5ª feira)
9h – Mostra de vídeos dos alunos da ECO Local: CPM
Na próxima quinta-feira, dia 9 de agosto, ocorre o lançamento do livro "Memórias estudantis 1937-2007: da fundação da UNE aos nossos dias", escrito pela professora Maria Paula de Araújo, do Departamento de História da UFRJ.
O lançamento acontece no Cinema Odeon, às 18h30min, acompanhado da exibição das duas partes do filme, dirigido por Silvio Tendler. Assim como o livro de Maria Paula, o filme reconstrói a História do Brasil dos últimos 70 anos do ponto de vista do movimento estudantil. As duas seqüências são intituladas: "Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil" e "O afeto que se encerra em nosso peito juvenil".
O livro e o longa-metragem fazem parte do projeto "Memória do movimento estudantil", formado por uma parceria da UNE com a Fundação Roberto Marinho, o Museu da República e a TV Globo, além de contar com o patrocínio da Petrobras.
O Odeon fica na Praça Mahatma Gandhi, nº. 2; Centro do Rio de Janeiro - RJ. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (21) 2240-1093.
No próximo dia 14 de agosto, o professor José Paulo Netto, da Escola de Serviço Social (ESS), irá proferir a aula inaugural da Faculdade de Letras (FL). O tema da aula, que vai ser realizada às 11h, no auditório G2 da unidade, será Historiografia Literária Brasileira: Antonio Candido, Nelson Werneck Sodré e Alfredo Bosi.
A Faculdade de Letras fica localizada na Av. Horácio Macedo, nº 2151, na Ilha do Fundão.
A Administração do Campo de Esportes da Praia Vermelha (Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ) informa que entre os dias 13 e 17 de agosto, das 9h às 13h30min, estão abertas as inscrições para a disciplina eletiva I e II de Natação. A disciplina é aberta a todos os alunos da UFRJ, sendo necessário apresentar o plano de estudo ou carteira de estudante da UFRJ, atestado médico e uma foto 3x4, além do cartão de freqüência da EEFD para aqueles que pretendem cursar Natação II.
Para as pessoas que desejam apenas participar das aulas de natação e/ou hidroginástica, as inscrições tiveram início em 18 de junho, sem prazo final delimitado. Essa participação é aberta à comunidade, sendo que a taxa cobrada é semestral. As aulas começam dia de 13 de agosto e vão até 15 de dezembro.
Para mais informações, entre em contato pelos telefones 2275-5939 ou 2530-3384, pelo site www.eefd.ufrj.br ou na administração do campo de futebol, que fica no campus da Praia Vermelha.
Será realizada em outubro a XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. O evento tem por objetivo assegurar um espaço para a exposição e a discussão dos trabalhos de iniciação científica, artística e cultural desenvolvidos na UFRJ, proporcionando, desse modo, um proveitoso intercâmbio de experiências entre os alunos de graduação envolvidos em atividades de pesquisa e os alunos de pós-graduação, os professores e pesquisadores.
A apresentação de trabalhos na jornada é facultativa para alunos de graduação, bolsistas ou não, sob orientação de ao menos um docente da UFRJ. É obrigatória, no entanto, a participação de bolsistas PR-2/UFRJ e CNPq/PIBIC/UFRJ, assim como a dos respectivos orientadores, especialmente durante a apresentação de seus orientados. Os alunos de Iniciação Científica Júnior orientados por docentes da UFRJ também podem apresentar seus trabalhos na Jornada.
Os trabalhos serão apresentados nos diversos centros da Universidade entre os dias 9 e 11 de outubro e são abertas ao público. Mais informações podem ser encontradas no site da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa. www.pr2.ufrj.br.
A Liinc em Revista convida pesquisadores das diversas áreas do conhecimento a submeterem artigos para o seu próximo número (Vol. 4, N. 1), que terá como tema Redes:articulações entre ciência, tecnologia e sociedade.
A noção de rede tem se constituído em conceito-chave para compreensão das dinâmicas sociais contemporâneas, ocupando cada vez mais espaço nas investigações acadêmicas e articulando diferentes campos do saber.
A despeito da dinamização que o tema vem experimentando, ainda há muito o que problematizar acerca da constituição/produção das redes, sua dinâmica, sua formas de expressão, o papel destacado que tem desempenhado na circulação da informação e do conhecimento, além da necessidade de se investir em metodologias que possam apreender a complexidade de tais dinâmicas e, no limite, contribuir para o seu favorecimento em termos de modalidades mais colaborativas de interação.
No âmbito de tal compreensão, são inegáveis as transformações operadas pelas ciências e tecnologias, cuja presença crescente nas mais diferentes esferas do conhecimento e da vida tem propiciado novas formas de cognição, de interação,de ação social, de ativismo político, de geração e difusão do conhecimento etc. Segundo uma concepção de redes, ciência, tecnologia e sociedade interpenetram-se, estabelecendo relações complexas e heterogêneas, possibilitando que se coloque em questão os determinismos que, muitas vezes, subjazem aos estudos.
O desafio que se abre à pesquisa, portanto, consiste em não apenas aprofundar e refinar investigações conceituais acerca das redes que articulam tecnociências e sociedade como, sobretudo, investir na sistematização de metodologias capazes de corresponder/traduzir a heterogeneidade e a complexidade que caracterizam tais redes.
Este número temático está sendo organizado por Rosa Pedro (EICOS/UFRJ). Os trabalhos devem ser enviados até o dia 31 de outubro de 2007 para rosapedro@globo.com. As instruções e normas para envio dos mesmos encontram-se no endereço: http://www.ibict.br/liinc/index.php.
O professor da Escola de Belas Artes, Antonio Guedes, inicia, dia 14 de agosto, terça-feira, às 15h, na sala 716, no prédio da Reitoria, a atividade de extensão que resultará em uma montagem teatral. Trata-se da montagem de Além das estrelas são a nossa casa, uma coletânea de textos curtos do dramaturgo português Abel Neve. Os encontros acontecem às terças e quintas, às 17h e estarão abertos a todos os alunos da UFRJ. Interessados devem entrar em contato através do e-mail guedes@pequenogesto.com.br ou antonioguedes@ufrj.br.