A Casa da Ciência da UFRJ, em parceria com o Departamento de Geologia da UFRJ, apresenta a exposição “Sensações do Passado Geológico da Terra”, de 8 de fevereiro a 15 de maio. A exposição estará aberta à visitação, de terça a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, de 10h às 20h.
Os visitantes terão a possibilidade de conhecer os grandes eventos de transformação do planeta ao experimentar as sensações de um terremoto, acompanhar a evolução do homem, tocar em rochas de bilhões de anos, entre outras atrações. Além disso, serão oferecidas atividades paralelas, como Laboratório Sensorial, “contação” de histórias e cineclube. A exposição oferece também atividades especiais para escolas do ensino médio e professores.
A Casa da Ciência está localizada na Rua Lauro Muller, 3, Botafogo. A entrada é franca com distribuição de senhas no local. Mais informações sobre as atividades paralelas ou agendamento antecipado podem ser obtidas no flyer do evento.
Interessados no Programa de Qualificação Profissional de Técnicos da Indústria Naval (Tec-Naval) têm até o dia 10 de fevereiro para se inscrever no processo seletivo. O curso é oferecido pelo Laboratório Polo Náutico da UFRJ. São 30 vagas, sendo 15 para Madeira e Compósitos e as demais para Aço e Alumínio. É necessário que o candidato tenha concluído o ensino médio até fevereiro de 2011.
Diversidade sexual na escola. Como lidar com esse assunto delicado e, ao mesmo tempo, necessário e carente de discussões? Com o objetivo de promover o diálogo entre gestores da rede de educação e líderes de movimentos sociais, e estabelecer trocas que estimulem o surgimento de novas políticas públicas sobre o tema, a UFRJ promove, nos dias 30, 31 de março e 01 de abril, o “II Seminário Educação, Sexualidade, Gênero e Diversidade”.
As palestras acontecem no Salão Dourado, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, localizado no campus da Praia Vermelha. Depois da abertura haverá atividades específicas, com gestores e movimento social separados; e, em seguida, todos juntos para debater, criar rede e promover diálogos.
A intenção é que gestores públicos e movimento social saiam dali com novas pontes e parcerias criadas, contribuindo para formar uma rede de âmbito estadual e local que se articule na defesa e promoção dos direitos sexuais e humanos no contexto escolar.
As inscrições estão abertas até 21 de fevereiro exclusivamente a representantes de secretarias de educação, de programas e projetos governamentais e membros de organizações da sociedade civil que trabalham no campo da diversidade, direitos humanos, direitos sexuais, sexualidade e gênero.
Para obter mais informações sobre o projeto e inscrever-se, visite o site http://www.diversidade.papocabeca.me.ufrj.br/.
No próximo dia 8 de Fevereiro, a Comissão de Avaliação do Ministério da Educação fará uma visita ao Centro de Ciências da Saúde da UFRJ.
A visita terá início às 8h30 nos principais institutos do Centro, além da Biblioteca, do Restaurante Universitário e a Farmácia Universitária.