Nos dias 22 e 23 de setembro, acontecerá a Segunda Conferência Internacional REAA, Rede de Estudos de Ação Afirmativa. A REAA é uma associação internacional de acadêmicos, formuladores de políticas públicas e pessoas ligadas à comunidade universitária interessados no estudo de políticas de ação afirmativa voltadas para o ensino superior.
No dia 19 de setembro, haverá a abertura do evento no Salão Pedro Calmon, no Campus Praia Vermelha – UFRJ. Na ocasião, o tema discutido será “O presente e o futuro da ação afirmativa no Brasil”.
A seguir, a programação:
Dia 19/09 – terça-feira
11h30min – Abertura: O presente e o futuro da ação afirmativa no Brasil
Aloísio Teixeira (reitor da UFRJ)
Nival Nunes (reitor da UERJ)
Marcelo Paixão (Instituto de Economia, UFRJ)
João Feres Júnior (REAA, IUPERJ)
Mediador: Jonas Zoninsein (REAA, Michigan State University, EUA)
22/09 – sexta-feira
Local: IUPERJ, Rua da Matriz, 82 – Botafogo, Rio de Janeiro
9h – Apresentação dos participantes
9h30min – A experiência internacional da ação afirmativa
Thomas E. Weisskopf (University of Michigan, EUA) – India’s experience with affirmative action in admissions to higher educational institutions.
Comentadores: Akil Kokayi Khalfani (Essex County College)
Wania Penha-Lopes (Bloomfield College, EUA)
10h45min – Coffee break
11h – Ação afirmativa e debate público: perspectivas comparadas
Akil Kokayi Khalfani (Essex County College) – The hidden debate: the truth revealed about the battle over affirmative action in South Africa and the United States.
Marcelo Paixão (UFRJ) – A Santa Aliança: reflexões sobre o consenso crítico às políticas de promoção da eqüidade racial no Brasil
Comentadores: João Feres Júnior (IUPERJ)
Rosana Heringer (Action Aid International – Brasil)
12h30min – Almoço
14h – Ação afirmativa e direito
Daniel Antônio de Moraes Sarmento (Faculdade de Direito, UERJ) – A Igualdade Étnico-Racial no Direito Constitucional Brasileiro
Sergio Abreu (Faculdade de Direito, PUC-Rio) – Igualdade: a afirmação de um princípio jurídico inclusivo
Cláudio Pereira Neto (Faculdade de Direito, UFF) – A constitucionalidade das políticas de ação afirmativa: critérios adotados pela jurisprudência brasileira
Luiz Fernando Martins da Silva (SEPPIR) – Considerações sobre a juridicidade das políticas de ação afirmativa para negros no Brasil à luz dos tratados internacionais e da
Constituição Federal de 1988
15h45min – Coffee break
16h – Ação afirmativa, desigualdade e políticas públicas
Ana Lúcia Sabóia (IBGE) e João Sabóia (UFRJ) – Mercado de trabalho e desigualdade de cor: um estudo de ocupações de nível superior
Jonas Zoninsein (Michigan State University, EUA) e João Feres Júnior (IUPERJ) – Uma proposta para a consolidação da ação afirmativa para o ensino superior no Brasil
Comentadores: José Luis Petruccelli (IBGE)
18h – Coquetel de recepção aos participantes
Local: IUPERJ, Rua da Matriz, 82 – Botafogo, Rio de Janeiro
Lançamento do livro Ação afirmativa e universidade: experiências nacionais comparadas.
23/09 – sábado
9h30min – Ação afirmativa nas universidades brasileiras
Wania Penha-Lopes (Bloomfield College, EUA), Ilda Maria Montes Ribeiro de Souza – (Diretora, Faculdade de Odontologia, UERJ), Mario Sérgio Alves Carneiro – (Vice-diretor, Faculdade de Odontologia, UERJ) – Universitários cotistas da UERJ: de alunos a bacharéis
Antônio Sergio Guimarães (USP) – Configurações ideológicas e ações afirmativas no Brasil atual
Fulvia Rosenberg (Fundação Carlos Chagas) – Ação afirmativa na pós-graduação
Dione Moura (UnB) – A UnB e a política de Ação Afirmativa para estudantes negros e indígenas
Mediador: Ricardo Henriques (secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – MEC)
Participantes convidados:
Bela Feldman-Bianco (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP)
Cristina Maher (UNICAMP/IBSA)
Dener Santos Silveira (Universidade Federal de São Carlos)
Douglas Verrangia Corrêa da Silva (Universidade Federal de São Carlos)
Flávia Oliveira da Fraga (Jornal O Globo)
Jacques D’Adesky (Universidade Candido Mendes)
Marcos Toffoli (UNICAMP/IBSA)
Nilma Gomes (Universidade Federal de Minas Gerais)
Renato Emerson dos Santos (LPP, UERJ)
Renato Ferreira (Programa Políticas da Cor – Laboratório de Políticas Públicas – UERJ)
Roberta de Oliveira Guimarães (UFRJ)
Sabrina Moelecke (USP)
Sueli Carneiro – (GELEDES, USP)
Walter Silvério (Universidade Federal de São Carlos)
O objetivo do evento, que acontecerá nos próximos dias 20 e 21, no salão nobre da decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), é a realização de uma série de atividades que promovam a integração dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Química (IQ), com a participação de professores, pesquisadores, alunos de PG e de Iniciação Científica. Essas atividades incluem palestras e apresentações dos trabalhos dos alunos, o que permitirá a discussão da PG/IQ nos contextos nacional e internacional, e de problemas relevantes à pesquisa.
As atividades terão início no próximo dia 20, às 9h30min, no salão nobre do CCMN, com a palestra, “O papel da PG na formação do professor”, feita pelo professor Roberto Ribeiro da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, da UnB. No dia 21, às 14h, será a vez do professor Oswaldo Luiz Alves, pesquisador e professor titular do Instituto de Química da Unicamp, que irá proferir a conferência de encerramento, “A formação tecnológica e para a inovação: a necessidade de novas abordagens curriculares na Pós-Graduação”. A apresentação dos 91 trabalhos inscritos acontecerá no dia 20, a partir das 14h, e no dia 21, a partir de 9hs.
Nos dias 18 e 19 será ministrado o curso “Metodologia da Ciência”, pelo professor Alberto Oliva, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ).
Estão abertas as inscrições para o XVIII Simpósio de Radiologia, que acontece no dia 30 de setembro, no auditório Alice Rosa, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).
As inscrições devem ser feitas na Secretaria do Serviço de Radiodiagnóstico, com Enith ou Nésia, pelo telefone 2562-2568.
Acontecerá, nos dias 20, 21 e 22, às 9h, no Salão Pedro Calmon, o II Congresso de Engenharia do Entretenimento. Evento que visa o diálogo para ampliação, complementação e desenvolvimento do nível de conhecimento teórico-prático das atividades de entretenimento como a música, o carnaval, a televisão, e outros. É inédito na América Latina.
A mesa-redonda será composta pelos professores Aloísio Teixeira (reitor da UFRJ); Ericson Almendra (diretor da Escola Politécnica/UFRJ); Regis Motta (chefe do DEI/UFRJ); Roberto Bartholo (Coppe/UFRJ); Osvaldo Quelhas (diretor-presidente da ABEPRO – UFF/RJ); José Augusto Kamel (DEI/UFRJ); Marcelo Coelho (Banco do Brasil) e Carlos Tannus (coordenador do Forum de Ciência e Cultura/UFRJ). Mais informações pelo site: www.lee.ufrj.br ou e-mail: Kamel@pep.ufrj.br. Realização: Laboratório de Engenharia do Entretenimento - Coppe/UFRJ. Apoio: Forum de Ciência e Cultura – UFRJ.
Na próxima segunda-feira, dia 18, às 10h, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ, junto com o Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas e o Laboratório Ousia realizarão a conferência do professor Pierre Destrée (Université Catholique de Louvain), intitulada “Platon contre la tragédie: quelle partie de l'âme le théâtre endommage-t-elle? (sur Rep 10)”, na Sala Celso Lemos (310), no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, localizado no Largo de São Francisco, Centro.
No dia 19 de setembro, ocorrerá a conferência "Vigilância Sanitária: Importância e Desafios para a Proteção da Saúde", que faz parte do Ciclo de Conferências IVFRJ/FAPERJ/UFRJ.
A conferência será proferida pela professora da Universidade Federal da Bahia, Ediná Alves Costa.
O evento acontecerá às 16h, no Auditório Hélio Fraga, Centro de Ciências da Saúde (CCS), bloco K, 2º andar, Campus do Fundão.
O álcool é a terceira causa de morte no mundo, perdendo apenas para doenças cardíacas e câncer. Com cada vez mais problemas de saúde relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas, o Centro de Ensino, Pesquisa e Referência de Alcoologia e Adictologia – CEPRAL, da UFRJ, está promovendo esta semana o Simpósio Internacional – Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).
O evento será realizado no dia 15 de setembro, às 8h, no Salão Pedro Calmon – Campus da Praia Vermelha. A iniciativa é do Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC/UFRJ) e da Maternidade Escola da UFRJ.
"Os problema relacionados ao álcool não recebem o mesmo destaque que o cigarro, por exemplo", conta o professor José Mauro Braz de Lima, docente da Faculdade de Medicina (FM) e do INDC/UFRJ. "Hoje, no início do século XXI, os países da comunidade européia e os EUA têm no alcoolismo uma das principais questões de saúde pública", acrescenta.
Segundo José Mauro, o álcool está ligado à violência e às doenças degenerativas, psiquiátricas e cardíacas. "A visão hegemônica é muito especializada, fragmentada. Na nossa perspectiva, há um olhar mais voltado para a saúde pública", afirma.
Para responder algumas perguntas da humanidade, como "existe vida fora da terra?", a Casa da Ciência da UFRJ realizará o ciclo de palestras Astronomia para Poetas II, da série Ciência para Poetas. O próximo encontro acontecerá no dia 19 de setembro, às 18h30min, na Casa de Ciência da UFRJ, e é realizado em parceria com o Grupo de Pesquisa em Astronomia do Observatório Nacional. A professora Thaisa Storchi Bergmann, do Instituto de Física – UFRGS, irá proferir palestra sobre “Gigantes sorvedouros cósmicos”. A programação na íntegra poderá ser consultada no site da UFRJ ou no link www.cciencia.ufrj.br/CienciaParaPoetas.
Quem assistir 80% da programação receberá um certificado. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 2542-7494. A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Müller, 3, Botafogo.