No período de 31 de julho a 4 de agosto de 2006 será realizada no Campus da Ilha do Fundão a I Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ. Esta é uma iniciativa de cinco de suas unidades: Instituto de Biofísica, Instituto de Física, Instituto de Macromoléculas, Instituto de Química e Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – COPPE. O objetivo é oferecer aos estudantes uma visão abrangente da área, destacando seu caráter multiinterdisciplinar. Para tanto, conta com a experiência dos vários grupos da UFRJ que vêm desenvolvendo pesquisas em Nanociência e Nanotecnologia. A união de esforços por parte desses grupos no sentido de organizar esta escola representa uma iniciativa pioneira, que visa contribuir para a formação de profissionais capacitados a enfrentar os desafios científicos e tecnológicos que já se apresentam nesta nova fronteira do conhecimento.
A programação da escola compreende palestras e minicursos, bem como atividades práticas. Desta forma os estudantes terão oportunidade de adquirir mais experiência na área através do contato direto com o trabalho de pesquisa. A escola está dirigida a alunos de pós-graduação ou em fase final do curso de graduação. Mais detalhes, incluindo a programação, podem ser obtidos no site www.if.ufrj.br/~escolanano. O prazo de inscrição se encerra em 9 de junho próximo.
O Instituto Virtual de Fármacos do Estado do Rio de Janeiro (IVFRJ) realizará, dia 30 de maio, às 17 h, o I Ciclo de Conferências IVFRJ/FAPERJ/UFRJ.
Na ocasião, será proferida a sétima conferência Propaganda e uso racional dos medicamentos, pelo professor José Augusto Cabral de Barros, do departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pernambuco.
O evento acontecerá no Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ), no Auditório Hélio Fraga, Bloco K, 2º andar, no campus do Fundão.
A IV Jornada de Pediatria para Estudantes de Medicina (JOPEM) acontece nos dias 5 e 6 de junho. O evento, direcionado aos estudantes, profissionais e professores da área de Medicina, ocorrerá no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ), no campus do Fundão. Para inscrições e outras informações, os interessados devem procurar o Departamento de Pediatria, localizado no 3º andar do IPPMG, ou entrar em contato pelos telefones (21) 2590-4891 e 2562-6153.
O Centro de Letras e Artes (CLA-UFRJ) promove o curso multidisciplinar “O século XX e suas interfaces: arte e cultura no Brasil”, abordando temas do contexto sócio-econômico, político e cultural do século XX.
No mês de maio o curso entra no Segundo Módulo, com palestras sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h, no auditório G2 da Faculdade de Letras (FL/UFRJ). O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição para participar. A seguir, a programação da próxima semana:
Dia 24/05 – Arquitetura e Urbanismo: Margareth da Silva Pereira (FAU). As redes intelectuais e políticas do campo da arquitetura e do urbanismo nos anos 20 e 30. Arte e técnica na construção das metrópoles ou as razões para uma nova arquitetura.
O Projeto de Extensão Roberto Munia de Jurisdrama convida para a palestra sobre “Execução Penal”, a ser proferida por um aluno do Projeto Jurisdrama, apenado do presídio Milton Dias Moreira. O evento é parte integrante da disciplina “Processo Penal II”, da Faculdade de Direito (FD/UFRJ), ministrada pelo professor de Direito Geraldo Prado.
A palestra acontecerá no dia 24, às 9h, na FD, localizada na rua Moncorvo Filho, nº 8, Centro, com apoio da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, Sub-secretaria de Tratamento Penitenciário, Faculdade de Direito – UFRJ, Centro Acadêmico Cândido de Oliveira – CACO e Fundação FACC.
O Forum de Ciência e Cultura da UFRJ promove, na próxima quinta-feira, dia 26, o Forum de Linguagem 2006. Com palestras e mesas-redondas, o evento contará com a participação de professores da universidade de diversas especialidades, tais como, antropólogos, lingüistas, fonoaudiólogos.
A edição, que acontece no Salão Pedro Calmon, é uma realização do Forum de Ciência e Cultura e do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ.
A seguir, a programação do evento:
9h – Abertura
9h30min – Mesa-redonda: Linguagem, natureza e cultura
Palestrantes: professor Otávio Bonet (antropólogo/UFRJ), professor Sérgio Zaidahft (médico psicanalista/UFRJ) e professor Walter Kohan (filosofo/UERJ)
Debatedor: professor Benilton Bezerra (médico psicanalista/UERJ)
Coordenadora: professora Márcia Goldfeld (fonoaudióloga/UFRJ)
14h – Mesa-redonda: Teorias da linguagem
Palestrantes: professora Margarida Salomão (lingüista/UFJF), professora Maria Francisca Lier (lingüista/PUC/SP), e professor Celso Novaes (lingüista/UFRJ)
Debatedora: professora Ivone Panhoca (fonoaudióloga/UNIMEP)
Coordenadora: professora Renata Mousinho (fonoaudióloga/UFRJ)
A Faculdade de Letras (FL/UFRJ) recebe, na próxima terça-feira, dia 23, o professor Louis-Jean Calvet, atualmente professor da Université de Provence, na França. Calvet é perito do governo francês para questões de regulação lingüística junto à Agence de Coopération Culturelle et Technique (ACCT) e membro do comitê científico da rede "Sociolingüística e Desenvolvimento", da Associação das Universidades Parcial ou Inteiramente de Língua Francesa (AUPELF-UREF).
É ainda professor associado da Universidade Senghor de Alexandria (Egito) e membro da diretoria do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Lingüística, em Florianópolis, SC.
As conferências acontecerão no Auditório G-2, da Faculdade de Letras, umas delas será às 10h em que o tema é “Traduire...une culture, ou une langue?” e a segunda, às 14h, e o tema é “Les langues dans l’espace: identité, frontières et continua”.
Louis-Jean Calvet não se restringe à teorização e às atividades acadêmicas. Ele assume uma militância política contra as atitudes discriminatórias que se servem da língua como instrumento de dominação e de exclusão social. Com visão crítica e engajada, Calvet não se limita a expor os conceitos básicos que sustentam as teorias sociolingüísticas. Ele mostra de que modo os mecanismos ideológicos atuam nessas teorias, inclusive sob a forma de "preconceitos positivos".
O evento é uma realização do Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da FL/UFRJ, com apoio do Consulado Geral da França/RJ.