“A educação infantil não deve ser aquela em que a criança senta, ouve e obedece a professora, mas aquela em que a criança e o professor devem se relacionar e interagir de maneira que um ouça o outro com definições de limite e disciplina.” Nesta fala a diretora da Escola de Educação Infantil da UFRJ (antiga Creche Universitária) e docente da Faculdade de Educação, Eliana Bhering, define as bases da proposta pedagógica de uma escola. A linha construtivista, adotada pela Escola, tem como premissa elementar a criança poder participar ativamente e trazer suas contribuições para o cotidiano das atividades escolares.
Na visão da diretora, a Escola de Educação Infantil da UFRJ se encaixa nesta linha por rejeitar a aprendizagem vertical, com o professor ditando o que estudante deve aprender. Segundo ela, as crianças trazem muito conhecimento por possuírem realidades distintas entre si, enriquecendo o cotidiano escolar. “A criança tem plena condição de se expressar, tanto verbal, corporal ou artisticamente, e o adulto só precisa ceder o espaço para ela. A escola tem que estar preparada para acolher este desenvolvimento da criança”, ressalta.
Para esta linha ser implementada, a comissão responsável pela proposta pedagógica, na idealização do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola, leu extensivamente sobre educação infantil, havendo uma identificação com toda a literatura sobre a criança ativa e participativa no seu processo de aprendizagem.
Além disso, de acordo com a diretora, o PPP de uma escola deve refletir sua capacidade de produzir, seus recursos humanos e materiais, dizendo de onde a escola vem, onde ela está e para onde ela vai. “O PPP deve ser feito coletivamente, com a contribuição de todos os elementos da escola”, explica.
O atual PPP começou a ser desenvolvido na gestão anterior, preocupada em atender as exigências da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que determina a educação infantil como parte da educação básica.
Um exemplo da prática construtivista dentro da Escola são irmãos com faixas etárias diferentes, ambos podem visitar um a sala do outro, participar das atividades e depois voltar para sua sala e realizar suas próprias atividades. Outro exemplo, segundo a diretora, é a atividade que as professoras realizam no início do dia, quando definem as tarefas a serem realizadas no seu decorrer; a criança pode dizer neste momento o que gostaria de fazer. “Há espaço para negociação com a criança. Ela pode expressar seu desejo, mas tem a clareza do que pode e não pode fazer, porque afinal somos uma escola que tem um planejamento e que só age intencionalmente”, argumenta.
Mudanças
A Escola de Educação Infantil está vinculada a Pró-reitoria de Pessoal (PR-4). Historicamente, dentro da Universidade, ela tinha a função de benefício ao funcionário. No entanto, com a mudança da educação infantil da ótica de assistência social para a concepção de educação básica, ela tornou-se um direito da criança e uma opção da família. Segundo a diretora, tanto a Constituição Federal de 1988, quanto a LDB de 1996 e os referenciais curriculares nacionais de 1998 corroboram a idéia de que a educação infantil é parte da educação básica. “Isso é uma conquista muito importante do ponto de vista político, e muda a conotação da educação infantil”, explica.
Funcionamento
A Escola de Educação Infantil tem capacidade para atender 100 crianças. Ela funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Entretanto, as crianças podem chegar até às 9 horas da manhã, quando as atividades começam efetivamente. Há também a possibilidade das crianças ficarem apenas durante um turno.
Ao longo do dia são oferecidas às crianças quatro refeições: a colação (entre o café da manhã e o almoço), o almoço, o lanche da tarde, às 15h, e outro lanche, às 17 horas.
Seleção
A Escola atende exclusivamente aos filhos de docentes e técnicos-administrativos da UFRJ. A seleção é feita por meio de edital. Em 2006, foi lançado o primeiro e as crianças foram selecionadas por sorteio. A procura naquele ano foi pequena, com isso todas as crianças inscritas foram contempladas.
O edital de 2007, lançado no dia 5 de outubro, está disponível na página da PR-4 e as inscrições devem ser feitas pessoalmente na sede da creche. Este ano, serão abertas 28 vagas. As crianças podem ingressar aos 4 meses (completos em março do ano de inscrição) e permanecer até os 5 anos e 11 meses.