Acontece nessa semana o Seminário Internacional Do Atlântico ao Pacífico, 200 anos da chegada da Família Real e 100 anos de migração Japonesa. O encontro, promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, será realizado nos dias 17, 18 e 19 de setembro no salão Dourado - av. Pasteur, 250, campus da Praia Vermelha.
Serão fornecidos certificados aos participantes com 100% de freqüência.
A questão central do seminário é discutir até que ponto a mudança do eixo econômico do Atlântico para o Pacífico - com o crescimento econômico dos paises asiáticos - influencia as trocas culturais entre as nações. Como a discussão sobre a cultura oriental no Brasil ainda é tímida, a proposta do encontro é contribuir para o desenvolvimento de diálogos, convênios e estimular as pesquisas sobre as relações entre América Latina e Extremo Oriente.
Vão participar do encontro professores e pesquisadores do Brasil, Estados Unidos e Argentina, representantes de diferentes instituições de ensino como UFRJ, UnB, USP, UERJ e UFSC e Universidade de Buenos Aires, Columbia University e Universidade de Cornell, do exterior.
Até o próximo dia 25, o Cine Clube estará no Salão Nobre do Centro de Tecnologia (CT/UFRJ). As sessões acontecem sempre às quintas-feiras, ao meio-dia, e são promovidas pelo curso de idiomas BOB, localizado no Bloco D do CT.
O CT fica situado no campus da Cidade Universitária, Ilha do Fundão.
Confira a programação e a sinopse dos filmes
Dia 18:
Piaf: Um Hino ao Amor - Filme francês de 2007, que retrata a vida da cantora Édith Piaf, desde sua infância até seu leito de morte. Foi dirigido por Olivier Dahan e traz Marion Cotillard no papel principal. Recebeu inúmeros prêmios e indicações mundo afora, incluindo o Oscar de melhor atriz principal e de melhor maquiagem.
Nascida no bairro de Belleville, em Paris, Édith Giovanna Gassion demorou a conquistar prestígio como cantora em seu país. Após vários anos na estrada, acabou sendo descoberta por um caça-talentos que lhe apelidou de La môme Piaf (pequeno passarinho, em francês) e lhe deu a oportunidade de cantar em alguns cabarés bem freqüentados. Sua voz conquistou Paris e rapidamente Édith Piaf passou a ser reconhecida por toda a Europa, região assolada por um período de guerras.
Dia 25:
O que Você Faria? – Dirigido por Marcelo Piñeyro (Plata Quemada) e com Natalia Verbeke e Eduardo Noriega no elenco. Sete executivos disputam uma única vaga em uma empresa. Eles chegam para o teste de seleção no dia em que Madri esta movimentada devido a marchas de protesto contra a globalização e a política monetária do FMI, que realiza sua reunião no mesmo prédio em que estão. Logo os candidatos são informados de que serão submetidos a uma seleção diferente, chamada de Método Grönhom. Nele o grupo é deixado a sós em uma sala, sendo promovidos vários testes via computador que têm por objetivo analisar a interação entre eles. De início todos acreditam ter total controle sobre seu comportamento e emoções, mas os jogos os colocam em situações-limite que, aliadas ao fato de se saberem observados, acabam levando-os a um nível de tensão insuportável.
Os alunos do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) promovem, de 15 a 19 de setembro de 2008, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) do campus da Ilha do Fundão, a II Semana de Pós-Graduação de Bioquímica Médica. A edição deste ano abordará diferentes aspectos de temas importantes como dengue, alvos terapêuticos no câncer e inclusão de deficientes no ensino superior.
A programação científica inclui ainda minicursos, apresentações de pôsteres e sessões orais de alunos pós-graduandos da área. As inscrições vão até 17 de agosto. Mais informações no site www.spgbioqmed.com ou pelo e-mail www.spgbioqmed.com.
A UFRJ, o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e a Faculdade de Educação realizam o I Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, que tem como tema Ensino de Sociologia: conteúdos, metodologias e práticas pedagógicas para a formação dos alunos de Ensino Médio. O encontro visa estimular a reflexão e o debate entre os profissionais que atuam no ensino de Sociologia nas escolas de Educação Básica. A nova legislação educacional torna obrigatória a Sociologia como componente curricular em todas as escolas de Ensino Médio do país. O evento acontece na Faculdade de Educação da UFRJ nos dias 19, 20 e 21 de setembro. Os participantes receberão certificados.
Programação:
6ª feira (19/09/08)
14h às 16h: Entrega de material 16h30 às 18h30: Conferência de Abertura e Mesa-Redonda para discutir “Os desafios para a implantação da Sociologia na Educação Básica” com os seguintes palestrantes Professor Adriano Giglio (FAETEC), Professor Amaury César Moraes (USP), Professor César Callegari (CNE).19h às 20h: Atividade Cultural
Sábado (20/09/08)
9h às 12h: Mesa-Redonda II “Fundamentos e metodologias do ensino de Sociologia na Educação Básica”, com os palestrantes Professora Ileizi Luciana Fiorelli Silva (UEL), Professora Janecleide Moura de Aguiar (Colégio Pedro II), Professor Flavio Marques Sarandy(FAIVI).12h às 14h: Almoço14h às 17h: Comunicações Orais (GTs)17h às 18h: Apresentação de Pôster
Domingo (21/09/08)
9h às 12h: Mesa-Redonda III “A formação de professores para o ensino de Sociologia”, com os palestrantes Professora Ana Maria Monteiro (UFRJ), Professora Anita Handfas(UFRJ), Professor Rogério Mendes (CAP-UERJ e Colégio Pedro II).12h às 14h: Almoço14h às 17h: Plenária Final (Síntese dos Gts)
Inscrições e mais informações no site www.fe.ufrj.br.
A Faculdade de Educação da UFRJ fica na Avenida Pasteur, 250, fundos, Praia Vermelha.
Com o objetivo de refletir sobre o processo de integração socioeconômica entre a nação brasileira e os demais países da América do Sul, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ promove, de 22 a 25 de setembro, a oficina Brasil: O Olhar Sul-americano. O evento — que conta com a organização também da Reitoria, da Faculdade de Medicina, da Escola Politécnica, do Instituto de Física, da Faculdade de Letras, da Escola de Música, do Museu Nacional e do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) — visa analisar a percepção dos povos sul-americanos acerca do papel desempenhado pelo Brasil nos âmbitos social, econômico, científico e político dentro do continente.
A programação de Brasil: O Olhar Sul-americano é organizada em três etapas. Na primeira, pesquisadores de países sul-americanos produziram ensaios nos quais discorrem sobre o cerne do evento. Na segunda e terceira etapas, os autores virão à UFRJ para debaterem, junto com pesquisadores brasileiros e outros participantes do simpósio, suas conclusões referentes à imagem do Brasil na América do Sul. Após a apresentação pública da conclusão das discussões, os ensaios serão reunidos em um livro a ser publicado pela Editora UFRJ.
A oficina acontece nos salões Moniz de Aragão e Pedro Calmon, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, localizado à Avenida Pasteur, 250 – Rio de Janeiro. Confira abaixo a programação completa do evento.
22/09 - Salão Moniz de Aragão
13h30 – Abertura Solene com Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ
14h – Cultura
Música: Coriún Aharonián (Uruguai)
Literatura: Ana Pizarro (Chile)
Questão Indígena: Nelly Arvello (Venezuela)
Relatora: Beatriz Resende – Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
15h30 – Café
15h45 – Debate
17h30 – Cocktail
23/09 - Salão Moniz de Aragão
Manhã
08h30 – Ciência
Física: Francisco de la Cruz (Argentina)
Saúde Pública: César Hermida (Equador)
Violência Urbana: Myriam Jimeno (Colômbia)
Relator: Enio Candotti
10h – Café
10h15 – Debate
12h – Almoço
Tarde
14h – Economia
Energia: Juan Legisa (Argentina)
Obras Públicas: Roberto Andrés Lima (Paraguai)
Setor Automobilístico: Dante Sica (Argentina)
Relator: Pedro da Motta Veiga
15h30 – Café
15h45 – Debate
17h30 – Fim da sessão
24/09 - Salão Moniz de Aragão
Manhã
08h30 – Geopolítica
Organização das Nações Unidas: Farid Kahhat (Peru)
A Bolívia e o Mercosul: Gonzalo Chavez (Bolívia)
Comunidade Sul-Americana de Nações: Francine Jacome (Venezuela)
Relatora: Ingrid Sarti
10h – Café
10h15 – Debate
12h – Almoço
Tarde
14h – Apresentação dos Relatores
Cultura
Ciência
Economia
Geopolítica
16h – Café
16h15 – Debate
17h30 – Fim da sessão
25/09 - Salão Pedro Calmon
9h30 - Apresentação Pública das Conclusões
12h30 – Encerramento do Seminário