Na próxima semana a Faculdade de Letras da UFRJ será palco de exposições seguidas de uma mesa-redonda sobre o tema da imigração judaica no Brasil. Os trabalhos da exposição ficarão expostos na Sala João do Rio, de 27 de maio a 9 de junho. Já a mesa-redonda acontecerá, na próxima quarta-feira, dia 31, no auditório G2, de 9h às 12h.
No evento, palestrantes de diversas áreas tais como historiadores, geógrafos e lingüistas debaterão sobre a trajetória do casal Egon e Frieda Wolff da Alemanha ao Brasil, bem como o trabalho com as fontes primárias encontradas e o Memorial Judaico de Vassouras.
A mesa-redonda será mediada por Luiz Benyosef, do Ministério da Ciência e Tecnologia. Entre os debatedores destacam-se Frieda Wolff e Cybelle de Ipanema , do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Nachman Falbel, da Universidade de São Paulo (USP), Helena Lewin, do Centro de Estudos Judaicos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Henrique Samet, docente da Faculdade de Letras da UFRJ.
Mais informações podem ser obtidas com a professora Eleonora Ziller, do Centro de Extensão e Atividades Culturais (Ceac), pelo telefone 8742-4957 ou pelo e-mail eleonoraziller@ceac.ufrj.br .
O Centro de Letras e Artes (CLA-UFRJ) promove o curso multidisciplinar “O século XX e suas interfaces: arte e cultura no Brasil”, abordando temas do contexto sócio-econômico, político e cultural do século XX. No mês de maio o curso entra no Segundo Módulo, com palestras sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h, no auditório G2 da Faculdade de Letras (FL/UFRJ). O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição para participar. A seguir, a programação da próxima semana:
Dia 30/05 – Música: Samuel de Araújo (Escola de Música) Camargo Guarnieri e Radamés Gnatalli. O Grupo Música Viva e Koellreuter. Por um modernismo musical pós-romântico: o percurso de César Guerra-Peixe.
O Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHIS/UFRJ) realizará, entre os dias 5 e 7 de junho, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), o Seminário Internacional Nas rotas do império: eixos mercantis, tráfico de escravos e relações sociais no mundo português.
O objetivo do evento é discutir assuntos como a natureza do império português, o eixo mercantil nos séculos XVIII e XIX, o tráfico de escravos no Brasil e o tripé de relações entre Brasil, Portugal (Metrópole) e África (origem da mão-de-obra escrava).
No evento haverá conferências e mesas-redondas com a participação de profissionais da área, além de palestras dos alunos de pós-graduação, que apresentarão os primeiros resultados de seus estudos.
O seminário, organizado pelo PPGHIS, tem co-organização das Universidades Federais de Juiz de Fora, da Universidade Federal do Espírito Santo, da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal Fluminense. O IFCS e o CNPq apóiam a iniciativa.
Mais informações, tais como a programação na íntegra e inscrições podem ser obtidas no prédio do IFCS, localizado no Largo de São Francisco de Paula, nº 1, Centro ou pelo site http://www.ppghis.ifcs.ufrj.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm.
De 9 a 11 de agosto acontecerá o VIII Ciclo de Estudos em Ciência da Informação (CECI), que abordará o tema Unidades de informação: idéias e ideais. O evento será no Auditório Roxinho, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN/UFRJ), com os sub-temas: “Memória e preservação”, “Acervos: do físico ao virtual”, “(Re)pensando a gestão” e “Informação e sociedade”. As inscrições, com vagas limitadas, já estão abertas e os formulários podem ser acessados e preenchidos através do site http://www.sibi.ufrj.br/ceci.html.
O CECI foi criado em 1987 com a finalidade primeira de promover a atualização dos profissionais que atuam no Sistema de Bibliotecas e Informação – SiBI/UFRJ. Devido à demanda externa crescente, o evento passou a contar com a participação de profissionais de outras instituições de ensino e pesquisa do estado do Rio de Janeiro. Posteriormente, estendeu-se aos profissionais de todo o país, e aos alunos de graduação e pós-graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação e de áreas afins.
O encontro possibilita a atualização dos profissionais da informação com a apresentação de palestras e trabalhos sobre os temas abordados, e também pela troca de experiências com outros profissionais. No CECI, são apresentados relatos de casos, que muito contribuem para o planejamento e o aperfeiçoamento de serviços e produtos de informação.
Nessa oitava edição, o evento focalizará, também, as questões inerentes aos museus e arquivos, contribuindo para a integração, cada vez maior, destas áreas com a Biblioteconomia e a Ciência da Informação.
O que aproxima filósofos de estilos tão diferentes como Spinoza e Nietzsche, distantes no tempo por quase dois séculos? Tanto Spinoza, quanto Nietzsche, foram tidos ao longo da história da filosofia como malditos, pois articularam pensamentos contra seu tempo, propondo filosofias da imanência e de valorização da diferença, o que faz deles certamente os dois principais pensadores para a compreensão de nossa contemporaneidade.
Esse assunto instigante será o tema do encontro francofônico e contará com tradução simultânea, com a participação de especialistas estrangeiros e brasileiros, são eles: André Martins (UFRJ), Chantal Jaquet (Paris I, Sorbonne), Filippo Mignini (Università di Maccerata), Homero Santiago (USP), Maria Cristina Franco Ferraz (UFF), Marilena Chauí (USP), Maurício Rocha (UERJ), Oswaldo Giacóia Jr. (Unicamp), Patrick Wotling (Reims e Paris IV, Sorbonne Nouvelle), Viviane Mosé (UFRJ).
O evento acontecerá nos dias 5 e 7 de junho, no Teatro da Maison de France (rua Presidente Antônio Carlos, 58, Centro, Rio de Janeiro), e no dia 6, no IFCS, na sala Celso Lemos, com apenas 70 lugares (Largo de São Francisco, 1, Centro, RJ). Outras informações e inscrições pelo e-mail spinoza.Nietzsche@yahoo.com.br, ou com professor André Martins, pelo endereço: I Congresso Internacional Spinoza & Nietzsche, Departamento de Filosofia, Largo de São Francisco, 1/ sala 309. CEP: 20051-070, Rio de Janeiro-RJ.
A seguir, a programação na íntegra:
5 de junho, 2ª feira, Teatro da Maison de France
8h30min – Credenciamento e entrega de material (permanece ao longo do dia)
9h45min – Mesa de Conferências 1: prof. Maurício Rocha (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil), professora Maria Cristina Franco Ferraz (Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil) 11h45min – Almoço
13h – Mesa de Conferências 2: professor André Martins (Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil), professora Chantal Jaquet (Université de Paris I, Sorbonne, França), professor Patrick Wotling (Université de Reims e Université de Paris IV – Nouvelle Sorbonne, França), Debate coordenado por Jorge Moraes (SpiN/UFRJ)
16h30min – Coquetel de Abertura
6 de junho, 3ª feira, sala Celso Lemos, IFCS
9h – Comunicações: Mesa coordenada por Renato Nunes Bittencourt (SpiN/UFRJ)
10h20min – Intervalo
10h30min – Comunicações: Mesa coordenada por Hugusnardo de Carvalho (SpiN/UFRJ)
11h50min – Almoço
14h – Comunicações: Mesa coordenada por Luis Guilherme Barbosa (SpiN/UFRJ)
15h20min – Intervalo
15h30min – Comunicações: Mesa coordenada por Drayfine Teixeira (SpiN/UFRJ)
16h50min – Intervalo
17h – Comunicações: Mesa coordenada por Gabriel Cid (SpiN/UFRJ)
18h30min – Intervalo
18h40min – Comunicações: Mesa coordenada por Nastassja Pugliese (SpiN/UFRJ)
7 de junho, 4ª feira, Teatro Maison de France
10h – Comunicações: Alex Leite (UESB-BA), Renato Bittencourt (UFRJ), Nastassja Pugliese (UFRJ)
Debate coordenado por Gabriela Braga (SpiN/UFRJ)
11h10min – Intervalo
11h20min – Comunicações: Bernardo Carvalho Oliveira (PUC-RJ), Antônio Augusto M. de Pinto (PUC – RJ) Jorge Morais (UFRJ)
Debate coordenado por Luís Otávio Mantovaneli (SpiN/UFRJ)
12h30min – Almoço
14h – Mesa de Conferências 3: professora Ann Hartmann (Universidade do Rio de Janeiro, UniRio, Brasil), professor Homero Santiago (Universidade de São Paulo, Brasil), Debate coordenado por Carlos Canano (UFRJ)
16h15min – Pausa Café
16h30min – Mesa de Conferências 4: professor Viviane Mosé (Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil), professor Filippo Mignini (Università di Maceratta, Itália), professor Oswaldo Giacóia Jr (Universidade de Campinas, Unicamp, Brasil), professora Marilena Chauí (Universidade de São Paulo, USP, Brasil)
Debate coordenado pelo professor André Martins (UFRJ)
21h10h – Coquetel de Encerramento
No dia 30 de maio, às 18h, ocorrerá o fórum de debates “Sexualidade feminina em presídios”, sobre o tema “DST/AIDS – Redução de danos”.
Participarão do evento a diretora executiva da ONG Coisa de Mulher, Neuza Maria, a médica de saúde pública, Vera Michel Benjamim, e a diretora da Divisão de Programas Especiais da Superintendência de Saúde (SEAP), Andréa Telles Rosa.
O encontro, promovido pelo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE/UFRJ), será realizado no Espaço Cultural CEDIM, localizado na rua Camerino, 51, Centro.
Mais informações pelo telefone 2299-2412 ou 2299-2015.