Nos dias 3, 5, 8, 10 e 12 de maio ocorrerá um Módulo Divulgação Científica nos auditórios da biblioteca do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do Departamento de Farmacologia da UFRJ.
O objetivo é debater reportagens sobre saúde, ciência e tecnologia veiculadas pela mídia e, a partir desse ponto, aprender técnicas de divulgação científica, elaborar sugestões que possam participar da produção de matérias para um veículo midiático.
A coordenação é da professora Claudia Jurberg. O curso se realizará sempre das 9h às 12h. outras informações podem ser obtidas pelo email cjurberg@bioqmed.ufrj.br.
A programação completa é a seguinte:
Dia 03/05 – Discussão sobre alguns aspectos históricos da divulgação científica
Dia 05/05 – Apresentação de características de mídia brasileira, discussões sobre a construção de notícias para a imprensa e análise de material divulgado pela mídia nacional.
Dia 08/05 – Debate sobre os conflitos existentes na relação entre mídia e ciência. Aspectos educativos da divulgação científica e o que é uma boa notícia. Apresentação da proposta de trabalho em divulgação científica.
Dia 10/05 – Apresentação de dados sobre como a mídia divulga o tema câncer. Discussão sobre os trabalhos em andamento.
Dia 12/05 – Apresentação das matérias produzidas pelos alunos e discussão sobre as possibilidades de divulgação em diferentes meios.
O Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ), estará desenvolvendo, até dezembro de 2006, o projeto “O ser humano e suas múltiplas facetas”.
O objetivo é ampliar a complexidade e abrangência dos temas a serem apresentados pelos palestrantes convidados, trazendo à comunidade a oportunidade de promover um grande debate sobre vertentes psicológicas, filosóficas, religiosas, éticas, morais e legais do ser humano e sua inserção social.
O ciclo será no Auditório Nobre do IPPMG, no campus do Fundão, todas as quintas-feiras, de 11h às 12h. Informações sobre as palestras no telefone (21) 2562-6100
A Faculdade de Letras realizará neste mês de maio diversos cursos extracurriculares e de extensão. A programação será a seguinte:
“O Rio no Real: ler a cidade com os olhos da cultura” (Curso a realizar-se no Real Gabinete Português de Leitura – Centro)
Horário: quartas-feiras, 14:00 às 16:30
Período: 03/05 a 28/06
Introdução à Literatura Belga de Expressão Francesa
Horário: quartas-feiras, 13:30 às 15:30
Período: 03/05 a 31/05
Introdução ao Estudo das Relações Internacionais
Horário: sextas-feiras, 9:30 às 11:00
Período: 05/05 a 26/05
Oficina: “Teoria Funcionalista e Parâmetros Curriculares Nacionais: abordagem e interfaces”
Horário: segundas-feiras, 13:30 às 15:00
Período: 08/05 a 05/06
Mais informações pelo telefone do Setor Cultural da Faculdade 2598-9708, Lea Souza da Silva.
O Centro de Letras e Artes (CLA-UFRJ) promove o curso multidisciplinar “O século XX e suas interfaces: arte e cultura no Brasil”, abordando temas como artes plásticas, arquitetura, literatura e a música no Brasil, no contexto sócio-econômico, político e cultural do século XX.
No mês de maio o curso entra no Segundo Módulo, com palestras sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h, no auditório G2 da Faculdade de Letras da UFRJ. O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição para participar. A seguir, a programação do mês de maio:
Dia 10/05 – Literatura: Rosa Gens (Faculdade de Letras)
Como a ruptura se torna tradição: a ficção dos anos 30, entre o local e o universal.
Dia 17/05 – Artes Plásticas: Ângela Âncora da Luz (EBA).
A década de 30. A significação do Rio de Janeiro na construção da modernidade brasileira. Criação dos Museus de Arte Moderna. O Salão Nacional de Arte Moderna e as Bienais.
Dia 24/05 – Arquitetura e Urbanismo: Margareth da Silva Pereira (FAU)
As redes intelectuais e políticas do campo da arquitetura e do urbanismo nos anos 20 e 30. Arte e técnica na construção das metrópoles ou as razoes para uma nova arquitetura.
31/05 – Música: Samuel Araújo (Escola de Música)
Camargo Guarnieri e Radamés Gnattali. O Grupo Música Viva e Koellreuter. Por um modernismo musical pós-româtico: o percurso de César Guerra-Peixe.