A União Nacional dos Estudantes (UNE) vai promover, de 27 de janeiro a 2 de fevereiro, a 5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura. O encontro, que reunirá cerca de 10 mil jovens, acontecerá na região histórica dos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, e vai contar com debates, mesas redondas, shows, teatro, palestras, além da maior mostra universitária do país, com 1300 trabalhos de estudantes de todo o Brasil. Seis alunos da UFRJ tiveram os trabalhos selecionados para apresentação no evento.
Com o tema “Brasil-África: um Rio chamado Atlântico”, essa edição do festival pretende despertar a reflexão dos universitários sobre os elementos que compõem a formação da cultura popular brasileira a partir da influência africana. Nomes como o ministro da Cultura Gilberto Gil, o ator Milton Gonçalves, os músicos Naná Vasconcelos e Martinho da Vila, e o escritor angolano Ondjaki já foram confirmados pela organização do evento.
A 5ª Bienal é também o ponto de partida para as comemorações dos 70 anos da UNE, que se completam no dia 11 de agosto de 2007. Por conta disso, durante a mostra, estão programados homenagens a célebres ex-dirigentes, a exposição do Projeto Memória do Movimento Estudantil e o lançamento do selo comemorativo do aniversário da entidade.
Para mais informações, acesse o site http://www.une.org.br/bienal.
“Olhar do estranhamento” é a nova exposição que o Banco de Imagens da UFRJ disponibiliza para o público. Ao retratar espaços, prédios e objetos da universidade, os fotógrafos Bira Soares, Cadu Ribeiro, Gabriela d'Araujo, Juliano Pires, Márcia Carnaval, Marco Fernandes e Raquel Lima buscam expandir os limites das imagens para além da ótica do senso comum.
Vinte e cinco fotografias compõem a mostra, hospedada no site http://www.imagem.ufrj.br.
O Banco de Imagens é um serviço da Coordenadoria de Comunicação da UFRJ (CoordCom) e reúne uma amostra do acervo de imagens da instituição, composto por mais de 30 mil fotos, em papel e arquivos digitais.
Os estudantes interessados em ingressar na UFRJ poderão, até o dia 22 de janeiro, concorrer às 349 vagas disponibilizadas pela universidade para a transferência externa e às 359 para matrículas com isenção de Vestibular.
O atendimento aos alunos é feito nas secretarias dos cursos, das 10h às 16h. A taxa de inscrição é R$9,98.
Mais informações pelo edital: