De Olho na Mídia

Cientistas brasileiros são eleitos para a Academia de Ciências dos EUA

 

BRASÍLIA - O físico Luiz Davidovich e o matemático Aloísio Pessoa de Araújo são os mais novos integrantes da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (National Academy os Sciences, NAS, em inglês). Os dois foram escolhidos junto com outros 16 pesquisadores estrangeiros e 72 americanos para participar da congregação mundialmente conhecida.

Luiz Davidovich, professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é também membro da diretoria da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Já, José Aloísio, é professor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

O professor Jacob Palis, vice-presidente da ABC, ressalta a importância da eleição dos brasileiros. Segundo ele, além do título de membro da academia ser o reconhecimento internacional do trabalho dos pesquisadores, a eleição de dois membros brasileiros – de um total de 18 estrangeiros – mostra a importância da produção científica nacional.

"Esse foi um fato excepcional. São dois cientistas de projeção, com um trabalho científico de ponta, e que receberam agora mais um reconhecimento pela sua dedicação e talento", disse Palis.

A NAS é uma organização privada de cientistas e engenheiros e tem como objetivo o desenvolvimento da ciência e dos seus usos para o bem-comum. Fundada ainda no século XIX, ela também desempenha o papel de conselheira do governo norte-americano nos assuntos de Ciência e Tecnologia.

Os membros da NAS são eleitos anualmente, em reconhecimento aos avanços alcançados por pesquisas inovadoras em diversas áreas do conhecimento. Atualmente, pouco mais de dois mil membros norte-americanos e 370 estrangeiros participam da Academia. Todos os nomes são sugeridos por membros do grupo, e passam por um minucioso processo de avaliação até a votação, que ocorre em abril.

Mais informações na página da NAS: www.nasonline.org

 

Veículo:JB Online Data: 28/04/2006 Editoria: Ciência