Até o dia 30 de setembro, acontece o “II Congresso Internacional da Cátedra Jorge de Sena: A República das Letras e a República nas Letras”. O evento, iniciado na última segunda (27), é dividido entre a Livraria da Travessa, em Ipanema; o Palácio de São Clemente, em Botafogo, e a Faculdade de Letras (FL-UFRJ), na Cidade Universitária.
A Cátedra, criada em 1999, é um ponto de convergência dos estudos da Literaturas Luso-Afro-Brasileiras e promove, neste congresso, uma reunião de estudiosos sobre o tema. No primeiro dia, a Livraria da Travessa abrigou o “Encontro com escritores brasileiros e portugueses”, com a presença de Helder Macedo, Ana Luísa Amaral, Antonio Cícero e Luis Ruffato, às 19 horas.
A partir do dia 29, a FL cedia o Congresso, com a primeira mesa plenária às 9 horas. “Utopias Republicanas” terá a participação das professoras da UFRJ, Mônica Figueiredo e Luci Ruas, e de Helder Macedo, do King’s College, em Londres. A segunda mesa tem como tema “A Poesia e a República em Portugal”, com Jorge Fernandes da Silveira, da UFRJ, Ida Maria Ferreira Alves, da UFF, e Paula Morão, da Universidade de Lisboa, às 14 horas. Às 16 horas, acontece a terceira mesa plenária denominada “A República Portuguesa em África”, com Laura Padilha, da UFF, Carmen Tindó, da UFRJ, e Jane Tutikian, da UFRGS, seguido do lançamento de livros.
No dia 1º de outubro, o programa de Desenvolvimento de Fármacos do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB) promove o simpósio Hipertermia Maligna no Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ).
O evento, que tem como objetivo comemorar e divulgar aos profissionais da saúde a realização da ducentésima biópsia muscular realizada pelo Centro Diagnóstico de Hipertermia Maligna da UFRJ, vai contar com a presença do professor Roberto Lent, diretor do ICB e de Roberto Takashi Sudo, coordenador do Centro de Diagnóstico de Hipertermia Maligna, entre outros profissionais da área.
O prazo de inscrições para a 10º edição do Colóquio Anual de Engenharia Química 2010 vai até o dia 1º de outubro, sexta-feira. O evento, organizado pelo Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coppe/UFRJ, acontecerá nos dias 28 e 29 de outubro e terá mesas-redondas, apresentação dos trabalhos de pesquisa, além de minicursos, que acontecerão no dia 27 de outubro.
O evento tem como objetivo fomentar o debate de questões atuais relacionadas à Engenharia Química e áreas afins, criando um fórum de discussão entre profissionais da área de ensino e pesquisa nas universidades e os que atuam na indústria.
Na parte da manhã, os cursos serão “Aplicações da Fotocatálise na Sustentabilidade Energética e na Preservação Ambiental”, ministrado pela doutora Neuman Resende; e “Produção de nanopartículas para aplicações biomédicas”, ministrado pelo professor Príamo Melo. Durante a tarde, o professor Alexandre Silvino irá proferir “Polímeros Biodegradáveis: Fundamentos e Aplicações”; a doutora Maria Cândida Maia Mellado ministrará “Fundamentos da produção de vacinas recombinantes em células animais”, e, por fim, haverá o minicurso “Pervaporação e permeação gasosa: processos alternativos para economia de energia”, com as doutoras Karina Moita de Almeida e Liliane Damaris Pollo.