Ponto de Vista

Jornal em sala de aula

Raquel Gonzalez

imagem ponto de vistaO Curso Pré-vestibular de Nova Iguaçu (CPV–NI) está utilizando um novo aliado na preparação de seus alunos para o Vestibular: o Jornal da UFRJ. Mensalmente, os organizadores do CPV–NI, projeto desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) em parceria com a Prefeitura do município, vêm diretamente à Coordenadoria de Comunicação pegar os exemplares que servirão como apoio didático em sala de aula.

Assim como os demais pré-vestibulares organizados pela UFRJ, o CPV–NI oferece, além das aulas habituais, atividades extraclasses, visitas a museus, exposições, e faz uso também de diferentes materiais pedagógicos, de maneira a aumentar a bagagem cultural dos alunos e diversificar o ensino em sala de aula. Diante disso, o Olhar Virtual conversou com Roberto Sousa, aluno de graduação da UFRJ e monitor da disciplina Geografia do Brasil do projeto, para entender melhor essa iniciativa e saber como um jornal universitário pode auxiliar a preparação para o vestibular.

Olhar Virtual: Como e quando o Curso Pré-vestibular comunitário de Nova Iguaçu começou a utilizar o Jornal da UFRJ como material pedagógico?

A utilização do Jornal iniciou-se em 2005 no CPV – Caju, obteve grande sucesso e depois se estendeu para o projeto em Nova Iguaçu. A primeira vez que surgiu a idéia de utilizá-lo foi de forma espontânea: sou leitor desse jornal e percebi a aproximação dos temas abordados e a realidade do Vestibular. Apesar dos alunos considerarem a linguagem difícil, até por ser acadêmica, considero importante esse contato e passei a estimulá-lo, pois é a realidade que eles terão futuramente. As matérias envolvem opiniões de pessoas que, um dia, podem ser os professores desses alunos e, por isso, criam uma relação de intimidade e intensifica os laços com a UFRJ.

Olhar Virtual: De que maneira um jornal universitário é importante no estudo para o vestibular?

Os temas utilizados pelo Jornal são acadêmicos, mas podem cair no Vestibular e, assim, tornam-se muito importantes para o debate e a possibilidade de expansão dos argumentos e cultura dos alunos. Esse ano, por exemplo, houve duas questões da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, que falavam sobre a Bolívia e o Maio de 1968, foram temas de matérias do Jornal da UFRJ e foram debatidas em sala. Isso traz grande credibilidade perante os alunos e promove maior interesse pelo jornal. Além disso, não podemos esquecer que os professores que fazem as questões do Vestibular são os professores da casa e que, através dos meios de comunicação da universidade, eles expõem questões e suas opiniões. Temos que estar atentos a isso, saber o que os acadêmicos estão pensando.

Olhar Virtual: De que maneira o Jornal da UFRJ é utilizado pelos professores do CPV como instrumento de estudo?

Apesar do tempo de aula ser pequeno e não possibilitar o aprofundamento dos debates, o jornal possibilita a promoção de uma leitura crítica feita em sala, chamando a atenção para um modo de ler menos artificial e mais crítico do aluno. Eu, pessoalmente, cobro fichamentos de matérias importantes, por exemplo, e possibilito uma maior liberdade na relação do estudante com o jornal a fim de possibilitar uma análise crítica do mesmo.

Olhar Virtual: Que matérias ou editorias são geralmente mais utilizadas?

Eu utilizo todo o jornal. Os temas propostos são sempre muito importantes na medida em que trazem discussões distintas das da grande mídia, de maneira mais aprofundada e crítica. A área de Ciências Humanas – Geografia, História – e Redação usualmente utilizam mais o jornal porque os assuntos tratados são mais próximos a essas disciplinas, mas sempre há temas que também se aproximam das outras áreas e que podem ser amplamente utilizados em sala. Além disso, o mais importante na utilização do Jornal da UFRJ é a preparação para a obtenção de uma maior bagagem argumentativa.

Olhar Virtual: Como os alunos do pré-vestibular recebem o Jornal?

A receptividade dos alunos é a melhor possível. Eles gostam muito do jornal, cobram a chegada dele todo mês e ainda pedem para levar para casa. Pegamos na Coordenadoria de Comunicação da UFRJ cerca de 500 exemplares por mês e não tem sido suficiente. Isso é muito gratificante. Considero muito importante levar o jornal para além dos muros da UFRJ como fonte de pesquisa para todos os alunos. O jornal universitário contém muitas informações que os alunos não possuem. É uma leitura diferenciada, próxima à academia intelectual.

Olhar Virtual: Como são as discussões geradas por ele?

O Jornal da UFRJ e outros materiais utilizados, como a revista “Baixada Verde” cedida pela ONG Onda Verde, fomentam e enriquecem as discussões. Ter o jornal da universidade como fonte de trabalho é muito relevante no sentido de trazer ao aluno novos argumentos e possibilidades. Além disso, o mais importante desse projeto é a possibilidade do estudante se ver como universitário, a aproximação dele com a universidade é uma estratégia fundamental na utilização do Jornal da UFRJ. E a atitude da instituição em permitir o acesso do jornal universitário a pessoas de fora da UFRJ é muito importante.

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