 
Na próxima quinta-feira, 5 de junho, o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ realiza o seminário "Reflexões sobre as práticas e saberes médicos no Brasil: da Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1808-2008)".
O evento, parte das comemorações dos 200 anos da Faculdade de Medicina, é coordenado pela professoras Maria Aparecida Rezende Mota e Mirian Goldenberg. O encontro acontece das 9 às 18 horas no salão Nobre do IFCS, largo São Francisco de Paula, Centro, Rio de Janeiro – RJ.
O Grupo de Pesquisa de Trabalho Escravo Contemporâneo (NEPP, DH/CFCH) da UFRJ lança, neste dia 9 de junho, às 18 horas, o livro Trabalho escravo contemporâneo no Brasil: contribuições críticas para a sua análise e denúncia.
Durante o evento, o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo de Tarso Vannuchi, participa de uma mesa redonda junto com Henri Burin, da Comissão Pastoral da Terra, e Cícero Guedes, trabalhador rural ex-escravizado.
O encontro acontece no auditório professor Manuel Mauricio de Alburqueque (auditório do CFCH), no campus universitário da Praia Vermelha – avenida Pasteur, 250.
De 2 a 5 de junho, será realizado o III Simpósio de Anfíbios, evento que tem promovido o intercâmbio entre os conhecimentos sobre os anfíbios nas diversas áreas de pesquisa. 
O tema deste ano, Conhecer para Preservar, enfatizará os diversos aspectos dos anfíbios, como nas pesquisas científicas, no meio ambiente, na educação e sua importância sócio-econômica.
Para mais informações, acesse http://acd.ufrj.br/labhac/simanf2008.htm.
 
O Centro Acadêmico Manuel Maurício de Albuquerque (CAMMA/UFRJ) realiza, entre os dias 3 e 6 de junho, a I Semana de História, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/ UFRJ).
O evento discute temas como movimento estudantil; os 200 anos da chegada da Família Real no Brasil e suas conseqüências na sociedade brasileira; manifesto comunista e a luta de classes; o Estado de Israel. Confira a programação.
3 de junho (terça-feira)
  * 12h e 18h – Salão Nobre do IFCS 
  Tema: "Romper ou não com a  UNE - os rumos do movimento estudantil brasileiro" 
  Mesa de representantes de entidades  estudantis:
  Executiva Nacional dos Estudantes de Letras (ExNEL)
  Coordenação Nacional de Luta dos Estudantes (CONLUTE)
  Frente de Oposição de Esquerda da UNE (FOE)
  União Nacional dos Estudantes (UNE) 
  
  4 de junho  (quarta-feira)
  *  12h – sala 106 do IFCS 
  Tema: "Os 200 anos da vinda  da Família Real ao Brasil: os reflexos na formação da sociedade  brasileira" 
  Mesa:
  Prof. Antônio Carlos Jucá - IFCS
  Prof. Flávio Gomes - IFCS (a confirmar) 
  
  *  18h – salão Nobre do IFCS 
  Tema: "160 anos do Manifesto  Comunista: seu legado histórico e sua aplicação permanente no processo de luta  de classes internacional" 
  Mesa:
  Demian Melo, historiador e membro do ILAESE;
  Prof. José Paulo Netto - UFRJ. 
  
  5 de junho  (quinta-feira)
  * 12h – sala 106 do IFCS 
  Tema: "Teoria e investigação  histórica: as perspectivas da produção na graduação" 
  Mesa de representantes:
  Grupo de Estudo e Trabalho da Teoria e Historiografia Marxista (GETTHI-Marx)
  Caderno Universitário de História (CUH) 
  
  *  18h – salão Nobre do IFCS 
  Tema: "Os 60 anos da  Fundação do Estado de Israel" 
  Mesa:
  Prof. Francisco Carlos Teixeira - IFCS
  Maristela dos Santos, do Comitê de Solidariedade à Luta do Povo Palestino 
  
  6 de junho (sexta-feira)
  *  14h – sala 106 do IFCS 
  Reabertura do Cineclube e da  Videoteca do CAMMA 
  
  *  18h – praça atrás do prédio do IFCS 
 O Observatório do Valongo (OV/UFRJ) realizará, no próximo dia 4 de junho, o seminário Interações de Galáxias a z~0.7, no qual será apresentado o programa IMAGES (Intermediate MAss Galaxy Evolution Sequence). Esse programa, desenvolvido no Departamento de Galáxias, Estrelas, Física e Instrumentação (GEPI) do Observatório de Paris, pretende analisar a evolução da morfologia, cinemática e química de galáxias com massas além de 1.5 x 10^10 Mo.
O Observatório do Valongo (OV/UFRJ) realizará, no próximo dia 4 de junho, o seminário Interações de Galáxias a z~0.7, no qual será apresentado o programa IMAGES (Intermediate MAss Galaxy Evolution Sequence). Esse programa, desenvolvido no Departamento de Galáxias, Estrelas, Física e Instrumentação (GEPI) do Observatório de Paris, pretende analisar a evolução da morfologia, cinemática e química de galáxias com massas além de 1.5 x 10^10 Mo. 
O objetivo é determinar os processos físicos na origem da sequência de Hubble e a história de formação estelar nos últimos 8 Gyrs. Para fazer a análise foram utilizadas observações do espectrógrafo integral de campo GIRAFFE, do espectrógrafo FORS2 e imagens da ACS no HST. Este sistema parece estar formado por uma galáxia jovem de disco e uma galáxia satélite que esta caindo na galáxia maior.
O seminário acontecerá a partir das 16h. O OV fica na ladeira Pedro Antônio, 43. Mais informações no endereço www.ov.ufrj.br.
 
No próximo dia 10, o Centro Cultural Horácio de Macedo apresentará o festival audiovisual Visões Periféricas. O objetivo do evento é refletir, através da exposição de curtas, a forma como a periferia das grandes cidades é vista pela sociedade.
O evento, que acontece a partir das 15h no salão nobre do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), para o público abrir novos espaços de debate sobre a importância de se compreender as vias alternativas trilhadas pelo movimento popular de audiovisual, a partir da década de 1980.
 
O Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ) recebe, na próxima sexta (6), o cineasta Neville d’Almeida para discutir O que é arte contemporânea. Um dos grandes nomes do cinema marginal, Neville falará sobre o “Cosmococas”, um tipo de cinema não tradicional e totalmente interativo, desenvolvido em parceria com o artista plástico Hélio Oiticica.
Organizado pelo Núcleo de Tecnologia da Imagem do Programa da Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ, essa é mais uma conferência que reúne teóricos, pesquisadores, críticos e artistas, a fim de discutirem o que é a arte contemporânea. O evento será realizado a partir das 13 horas, no salão Moniz de Aragão do Fórum . A entrada é franca.