Ponto de Vista

Mais espaço para a Astrobiologia

Priscila Bastos

O I Workshop Brasileiro de Astrobiologia aconteceu entre os dias 20 e 21 de março no Forum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ. O evento formalizou um espaço de interdisciplinalidade, troca de idéias e experiências, resultados de pesquisas e perspectivas de desenvolvimento para cientistas e estudantes da graduação.  Os grupos de discussão aconteceram na parte da manhã e a tarde ocorreram palestras, em que os participantes expuseram suas experiências apresentadas no próprio workshop.

Participaram do evento professores e pesquisadores do Observatório do Valongo, do Instituto de Física, do Instituto de Biofísica, do Instituto de Química, Museu Nacional da UFRJ, além de pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras. Dentre eles, estava o professor Gustavo F. Porto de Mello, diretor do Observatório do Valongo, que falou ao Olhar Virtual sobre as novas fronteiras da Astrobiologia.

“O I Workshop Brasileiro de Astrobiologia reuniu, pela primeira vez no país, pesquisadores das diferentes áreas que compõem o tema altamente multi e transdisciplinar desta ciência, que busca esclarecer as possibilidades de existência de vida no Universo. Vivemos em uma época absolutamente especial, na qual a ultrapassagem de fronteiras tecnológicas descortina descobertas que eram impossíveis no passado.

Desde 1995, sabemos da existência de planetas em outras estrelas: mais de 180 já foram catalogados. Sondas explorando nosso Sistema Solar revelam cada vez mais a possibilidade da existência de água no planeta Marte, em Europa, satélite de Júpiter, Encélado, satélite de Saturno, além da presença da química primitiva da vida em Titã,satélite de Saturno.

A Astrobiologia está perdendo rapidamente a aura de ficção científica que possuía há pouco tempo, para assumir um lugar de destaque nas buscas científicas da humanidade. A pergunta “Estamos sós?” é imemorial e ocupou diversas culturas desde os primórdios da humanidade. Existe um grande anseio geral em respondê-la, na medida em que toca questões de origem e de destino, as grandes questões “De onde viemos? Para onde vamos?”, de tanta importância filosófica. A sua importância pode ser avaliada pelo fato de que nenhuma área do empreendimento humano, como as artes, as ciências, a ética, a religião, a política e a filosofia, deixará de ser fortemente impactante pela eventual comprovação da existência de vida fora da Terra.”